07/10/2021
IMED sedia Encontro Nacional de Editores Qualis A da Área do Direito

Por: Karen Vidaleti

Evento aconteceu no Campus Porto Alegre e trouxe painéis sobre a produção científica na área jurídica

Nesta segunda (4) e terça-feira (5), o campus da IMED em Porto Alegre foi palco do 4º Encontro Nacional de Editores de Periódicos A da Área do Direito. Em formato híbrido, o evento foi realizado por meio de parceria entre IMED, editora VLex e FGV Direito Rio, e reuniu editores de instituições públicas, privadas, confessionais e comunitárias, de quatro regiões brasileiras (Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste). Na programação, estiveram temas como avaliação de periódicos, métricas de impacto, internacionalização e mercado editorial.

Para a diretora de Pós-Graduação Stricto Sensu e Pesquisa da IMED, Caroline Calice da Silva, sediar o evento foi mais um marco na história da instituição, que teve no Direito sua primeira graduação, em 2004, e seu primeiro Mestrado, em 2013. Ela lembrou, ainda, que a Revista Brasileira de Direito foi precursora ao curso, exercendo um papel fundamental na consolidação da pesquisa científica na área na IMED.

“Os periódicos científicos são fundamentais instrumentos nessa transferência do conhecimento e, portanto, ambientes que propiciem o debate em busca da qualificação contínua dos mesmos são de igual importância. Por fim, a pandemia nos alertou o quão importante é aproximar a ciência da comunidade, trazendo a linguagem e a evidência científica para o cotidiano daquela que é, em última instância, o foco ou a razão de existir das nossas pesquisas: a população”, enfatizou Caroline.

Entre os participantes, estiveram Orides Mezzaroba, presidente do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (Conpedi); Enrique Dias, diretor de Pesquisa da Universidad del Rosário (Colombia), Luis Petit Guerra, da Universidade Central da Venezuela; Manuel Becera, da Universidad Nacional Autonoma de México; Luciana de Oliveira; Manager VLex Brasil (Portugal); e Susan Cunnigham, diretora da VLex Global Markets.