IMED retorna às atividades presenciais na próxima segunda (22)

Plano de ação foi comunicado oficialmente à comunidade acadêmica durante uma live na noite desta quarta-feira (17)

A IMED comunicou oficialmente na noite desta quarta-feira (17), a retomada de suas atividades presenciais, durante uma live para toda a comunidade acadêmica.

CLIQUE AQUI e confira o plano completo com as medidas a serem adotadas por toda a comunidade acadêmica.

CLIQUE AQUI e confira também os anexos por curso.

O retorno, que está agendado para a próxima segunda-feira (22), prevê a volta de atividades presenciais das disciplinas práticas e estágios da instituição no Campus de Passo Fundo e no Campus Porto Alegre, em caráter parcial, com base nas medidas estabelecidas no Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da Transmissão de COVID-19.

O Plano foi construído de acordo com a Portaria Conjunta SES/SEDUC/RS Nº01/2020, que dispõe sobre as medidas de prevenção, monitoramento e controle ao novo coronavírus (Covid-19) a serem adotadas por todas as instituições de ensino no âmbito do Estado.

Durante o momento, foi compartilhado com todos os participantes o detalhamento do plano de ação da instituição, socializando as medidas que serão realizadas quanto à prevenção, monitoramento e controle da transmissão da Covid-19 - sem prejuízo às ações já realizadas que estão em andamento, medidas de controle permanentes da organização e, se necessário, serão incorporadas medidas futuras para o enfrentamento e prevenção com todos os cuidados necessários à manutenção da saúde da comunidade acadêmica.

“O momento que estamos passando é singular. Demandará atenção e disciplina de todos para que possamos reestabelecer nossas atividades, com todos os cuidados necessários à manutenção da saúde de nossa comunidade acadêmica”, frisa o Presidente da IMED, Eduardo Capellari.

A construção da estratégia de funcionamento teve por objetivo evitar ao máximo a propagação da COVID-19 e possibilitar a continuidade das atividades técnico-administrativas e docentes nas disciplinas práticas e estágios da IMED, estruturando as instalações, treinando e orientando os funcionários, alunos, terceiros, pacientes de clínicas odontológicas e tutores das clínicas veterinárias, que venham a acessar as instalações da instituição.

A comunicação contou com a participação de 1520 pessoas, entre professores e alunos e foi transmitida pela plataforma Zoom e pelo canal oficial da IMED no YouTube.

Ações preventivas previstas no Plano de Contingência

Estão à frente da elaboração do Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da Transmissão de COVID-19 o Serviço de Saúde e Segurança do Trabalho, assessorado pela empresa Rigo Saúde e Segurança do Trabalho Ltda, juntamente com a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, com o Comitê de Biossegurança e possui o propósito de estruturar as instalações, treinar e orientar os funcionários, alunos, terceiros, pacientes de clínicas odontológicas e tutores de clínicas veterinárias, que venham a acessar as instalações da Instituição, de forma a evitar ao máximo a propagação do Coronavírus e possibilitar a continuidade das atividades acadêmicas e administrativas.

Entre as ações a serem adotadas estão a elaboração de informativos, orientações e sinalizações fixas, treinamentos, distanciamento e barreiras, distribuição de álcool em gel, higienização e desinfecção dos ambientes, aferição de temperatura, fornecimento de EPIs, higienização e desinfecção das mãos. Também apresenta medidas sobre o bloqueio de bebedouros, grupos de risco, medidas em casos suspeitos ou confirmação de COVID-19, recuperação de calendário acadêmico e aulas práticas de todas as linhas- graduação, pós lato e stricto, prazos de TCC, formatura, estágios, medidas de higienização dos ambientes, etc.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo COE através do e-mail: [email protected]