20/05/2021
IMED reforça compromisso com a ciência e abre seleção para bolsas de Doutorado

Por: Francine Tiecher e Karen Vidaleti

Trajetória da instituição é marcada por excelência na educação e incentivo à pesquisa

Entendendo o seu papel no desenvolvimento da região Sul do Brasil, por meio da educação e da ciência, a IMED passou a investir fortemente em políticas de pesquisa, incluindo a formação, atração e fixação de professores pesquisadores, nas mais diversas áreas.

Em 2013, a instituição teve o seu primeiro curso de Mestrado recomendado pela Capes – na área do Direito –  e, atualmente, expandiu a oferta para mais cinco áreas do conhecimento: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Psicologia e Odontologia.

Com o passar do tempo, a IMED aperfeiçoou sua política de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu, consolidando-se no cenário científico nacional, o que foi chancelado a partir da recomendação do primeiro curso de doutorado na área da Odontologia, no ano de 2020.

“Esta foi uma importante conquista, rumo a nossa transformação em Universidade e, vem ao encontro da nossa visão de sermos reconhecidos pela excelência acadêmica e vinculados às oportunidades e às necessidades da sociedade”, frisa a Diretora de Pós-Graduação Stricto Sensu, Pesquisa e Extensão, Caroline Calice da Silva.

Nesse sentido, ao ofertar a sua primeira turma de Doutorado em Odontologia em 2021, a IMED reforça o seu compromisso com a ciência e com a comunidade, disponibilizando 10 cotas de bolsas 100% para início no segundo semestre letivo de 2021.

As inscrições para as bolsas institucionais de doutorado podem ser feitas até as 17h do dia 30 de junho, por meio de candidatura online e do envio da documentação descrita no edital.

Podem concorrer atuais alunos ou novos candidatos, desde que atendam aos requisitos do processo seletivo. Entre eles, estão possuir título de Mestre em Odontologia ou em áreas afins; ou comprovar a finalização do mestrado até o período de matrícula; estar em dia com suas obrigações pedagógicas e contratuais com a instituição; ter currículo lattes atualizado na base do CNPq, entre outros critérios.

O candidato também deve ter disponibilidade para dedicar 80 horas mensais ao curso - estas serão distribuídas em atividades de pesquisa e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu e estágio de docência nos cursos de graduação e especialização em Odontologia da IMED, em Passo Fundo e/ou Porto Alegre. O processo seletivo será composto por entrevista (na qual serão avaliados disponibilidade de tempo, interesse no curso e perfil) e análise do currículo lattes.

Para acessar o edital completo, clique aqui.

Sobre a IMED

A IMED é uma Instituição de Ensino Superior privada, criada com o intuito de fomentar o desenvolvimento humano, econômico e social por meio da educação de excelência. Fundada em 2004, a instituição conecta e desenvolve profissionais capazes de solucionar problemas reais da sociedade, por meio de pilares como empreendedorismo e inovação, buscando transformar a ciência e a tecnologia em oportunidades. Com unidades em Porto Alegre e Passo Fundo, a IMED atua nas áreas de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado.