06/09/2019
IMED promove campanha para sensibilizar doação de medula óssea

Por: Daniel Santos

Diversas ações estão programadas para ocorrer na próxima semana

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doação de medula óssea contribui para o tratamento de pacientes com doenças que comprometem a produção normal de células sanguíneas, como as leucemias, além de portadores de aplasia de medula óssea e síndromes de imunodeficiência congênita.

Na IMED, uma série de ações de conscientização estão sendo propostas institucionalmente. A ideia surgiu de uma disciplina ministrada pela professora Vanessa Ilha que foi apoiada e incentivada pela Coordenação de Extensão e Responsabilidade Social, juntamente com os Departamentos de Gestão de Pessoas, Comunicação e Marketing e pela Direção de Graduação.

“Ficar doente não é uma opção das pessoas. Ajudar aqueles que precisam, é! Padecemos de muitas enfermidades que podiam e podem ser resolvidas com pequenos gestos. A doação é um deles. Quanto mais ações pudermos promover para diminuir o sofrimento de outras pessoas, melhor. Assim como eu tenho o direito de receber também tenho o dever de doar” relata a professora do curso de Psicologia, Vanessa Ilha.

Programação

Na terça-feira (10) nos turnos da manhã e noite, os estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem, irão visitar as salas de aula para levar informações, tirar dúvidas sobre o processo de doação e, especialmente, conscientizar da importância dessa atitude.

Na sexta-feira (13), o curso de Enfermagem, através do Diretório Acadêmico realiza nos três turnos uma atividade de sensibilização no pátio da IMED. Os acadêmicos de Enfermagem, que também sejam técnicos em enfermagem, contribuirão de forma voluntária no processo de coleta de sangue durante a programação.

Na segunda-feira (16), em dois momentos, às 9h e às 19h30, Beto Albuquerque - idealizador e fundador do Instituto Pietro, que promove ações de conscientização sobre doação de medula óssea – vai ministrar palestra sobre o tema no auditório da Escola Menino Jesus. A atividade será aberta à comunidade. A equipe do Hemopasso  realizará o cadastro no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea)  e a coleta de doações de sangue, com suporte dos alunos do curso de Enfermagem.

Para o coordenador de extensão e responsabilidade social da IMED, Élvis Mognhon, desde que a ideia foi lançada toda a IMED abraçou a causa. “Nos sentimos responsáveis pelo cuidado com o Outro e essa preocupação passa pelo zelo à vida e sua manutenção. Agradecemos, desde já, a todos os envolvidos, tanto o público interno da IMED (alunos, professores e funcionários), quanto os apoiadores: Associação dos Amigos da Praça da Santa Teresinha (AAPST), Escola Notre Dame Menino Jesus, UNA Construtora, Hemopasso, Instituto Pietro, Hospital de Clínicas de Passo Fundo e Lídera”, comenta.

A ação envolve as Ligas de Saúde Mental IPP – HCPF e Acadêmica de Odontologia Hospitalar.