14/07/2021
IMED NXT promove conexão com escolas e apoio à formação estudantil

Por: Eduarda Perin

Programa desenvolvido pela IMED oferece às escolas um portfólio de ações como palestras,
bate-papos e eventos para desenvolver e inspirar estudantes

Conexão é a palavra-chave do Programa IMED NXT, desenvolvido pela instituição e voltado a estudantes de Ensino Fundamental, Médio e Técnico de escolas municipais, estaduais e privadas.

O Programa oferece uma série de atividades que contribuem na formação dos estudantes, como palestras sobre profissões e negócios do futuro, orientações de carreira, bate-papos sobre vida digital saudável e até campeonato de e-sports. As ações podem acontecer no formato online ou presencial e são realizadas por professores da instituição.

Em Passo Fundo, uma das escolas que participa do Programa é o Colégio Notre Dame. A parceria iniciou em 2019 e já proporcionou diversas ações de desenvolvimento aos estudantes, como encontros sobre educação financeira e empreendedora, bate-papos sobre investimentos e carreira e eventos como hackathons.

“Ao proporcionar o contato dos alunos com instituições de ensino superior contribuímos para a escolha profissional, para o amadurecimento no ponto de vista cognitivo e, principalmente, para formarmos alunos empreendedores e conectados com o conhecimento e com as pessoas”, destaca o vice-diretor do Colégio Notre Dame, Vanderlan Lima. O contato com essas experiências, de acordo com Vanderlan, representa inspiração, desafio e crescimento profissional aos alunos.

O coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da IMED, Guilherme Moraes Vargas, é um dos professores envolvidos no Programa e destaca o quão inspirador é contribuir com a formação dos estudantes. No Notre Dame, por exemplo, Guilherme já compartilhou seu conhecimento sobre educação financeira e empreendedora com mais de 300 alunos. “A gente faz as atividades dentro do colégio, dentro das salas de aula, e é sempre muito gratificante ver a participação dos estudantes”, diz.

O Programa também desenvolve ações em escolas de Porto Alegre, como a Escola Técnica Estadual Irmão Pedro. Para a orientadora educacional, Tatiana Dieguez Lippel, a parceria com a IMED tem sido uma aliada importante na formação dos alunos de ensino médio e técnico. “Fizemos recentemente um circuito de palestras para a turma de Contabilidade e tivemos um ótimo resultado. Há muitos anos o curso não trazia pessoas de fora, não inovava. As palestras foram maravilhosas e os alunos e professores ficaram extremamente felizes com os conteúdos apresentados”, conta Tatiana, que já planeja junto com a instituição as ações para o próximo semestre.

Formação docente
O IMED NXT também promove atividades direcionadas aos professores. É o caso da formação docente, que é direcionada aos professores da IMED, mas que, neste semestre, abre 10 vagas externas para docentes das redes públicas ou privadas. A capacitação conta com três oficinas gratuitas, que acontecem nos dias 26, 27 e 29 de julho, no formato online: “Sala de aula invertida: o que inverter”, “Aprenda como utilizar em aula o Socrative e Kahoot” e “Team Based Learning (TBL)”.

Portfólio
Além de ações voltadas aos estudantes das escolas de Passo Fundo e Porto Alegre, a IMED também coloca à disposição de alunos e professores os serviços que oferece à comunidade como o Serviço Integrado de Atendimento em Psicologia (Sinapsi), o Núcleo de Práticas Jurídicas (Nujur) e o atendimento nas Clínicas Odontológicas da instituição. Para ter acesso ao Portfolio completo, professores e representantes das escolas podem entrar em contato com a IMED por meio do setor de Relacionamento com o Mercado. Em Passo Fundo, o contato é o (54) 3045.6100 e, em Porto Alegre, o telefone é o (51) 3232.1888.