Comunicação

Notícias

VOLTAR
14/08/2019
IMED lança em Porto Alegre projeto para aproximar jovens talentos de escolas públicas e empresas

Por: Karen Vidaleti

() comentários

Na região de Passo Fundo, a iniciativa, que acontece desde 2013, já capacitou cerca de 260 alunos

 

Com a proposta de promover a aproximação entre talentos de escolas públicas e empresas, o Projeto #TeuFuturo ganhou sua primeira edição em Porto Alegre. O programa, promovido pela IMED, por meio do InovaEdu – Laboratório de Ciência e Inovação para a Educação, proporciona a estudantes de ensino médio público a formação básica para seguir na carreira de Tecnologia da Informação (TI), ao mesmo tempo que oferece vagas de estágio em empresas do setor. O lançamento oficial aconteceu nesta terça-feira (13), em evento no Teatro da IMED Campus Porto Alegre. Participaram do ato o coordenador do InovaEdu, professor Amilton Martins; o CEO do Grupo Digital Business, Ricardo Abel; o presidente da IMED, Eduardo Capellari; e o secretário estadual de Educação do Rio Grande do Sul, Faisal Karam. O marco de assinatura do convênio de parceria foi acompanhado por estudantes do Ensino Médio e seus pais.

O #TeuFuturo apresenta aos estudantes uma perspectiva de carreira e os conecta com empresas de destaque regional. Na prática, constitui uma espécie de ponte para uma carreira promissora na área da tecnologia, a começar por oportunidades de estágio na área. Alinhado com a formação de capital humano altamente especializado, o programa desenvolve tanto competências técnicas quanto comportamentais, promovendo a evolução principalmente nas habilidades de criatividade, resolução de problemas, comunicação e colaboração dos participantes. Na região Norte do Rio Grande do Sul, onde acontece desde 2013, a iniciativa já capacitou cerca de 260 alunos.

Para esta fase, a expectativa é iniciar as atividades em Porto Alegre e, com o apoio da Secretaria Estadual de Educação e demais empresas, expandir a cobertura do programa à região Metropolitana. “Para empresas, o principal valor é identificar potenciais talentos e gerar capital humano qualificado. Para os jovens, traz a perspectiva de uma carreira promissora, com alto retorno tanto de qualidade de vida quanto financeiro. Para a sociedade, o #TeuFuturo resolve dois problemas: o primeiro é a falta de qualificação dos jovens para entrada no mercado de trabalho e, o segundo, desenvolvimento para a área de tecnologia, que é uma questão de soberania nacional e para o nosso estado também”, pontua o coordenador do InovaEdu, professor Amilton Martins.

Ricardo Abel, CEO da Digital Business, lembrou que promover o impacto social é fundamental e faz parte da estratégia da empresa. “Precisamos transformar realidades. Esse é um primeiro passo de um plano estratégico, pensamos muito nesse processo de formação. Estamos em outras cidades e queremos expandir esse processo de formação no ano que vem”, observou. “Mercado está cada vez mais restrito e quando se acha no estado do Rio Grande do Sul, com todas as suas dificuldades, empresários e pessoas interessadas em gerar empregos e transformar a realidade, isso é fantástico”, comemorou o secretário de Educação, Faisal Karam.

 

Sobre o programa

A primeira edição do #TeuFuturo em Porto Alegre oferta 30 vagas. Podem participar estudantes que estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas de Porto Alegre. Ao todo, serão 68 horas de formação, sendo 16 delas dedicadas às competências comportamentais e as demais 52, às técnicas. Os encontros, com duração de 4 horas cada, ocorrerão duas vezes por semana, no Campus Porto Alegre (Rua Dona Laura, 1020 - bairro Mont’Serrat). Ao final, os participantes terão uma formatura com a presença de familiares e, ainda, serão encaminhados para entrevistas na empresa parceira.

Para saber mais sobre o #TeuFuturo e acompanhar as novidades, acesse: http://teufuturo.imed.edu.br.

 

Fotos: Karen Vidaleti/IMED

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia