Como Logar?

23/10/2018
IMED formaliza convênios internacionais

Por: Liliana Crivello

Um convênio de internacionalização que envolve três países, o Brasil, através da IMED, a China através da Chongqing University e ainda a Itália com a Università degli Studi di Perugia, foi formalizado nesta segunda-feira (22), uma vez que as ações de cooperação entre as instituições já ocorrem desde abril deste ano.

Conforme o professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da IMED, Dr. Jacopo Paffarini, este acordo vai proporcionar três eixos de trabalho. “O primeiro é a parte do estudo, da pesquisa, onde a ideia é conectar as pesquisas sobre a proteção do patrimônio cultural nestes três países. O segundo é a atividade setorial de publicação, atividade acadêmica de artigos científicos, com a circulação dos nossos escritos no exterior e dos artigos deles aqui. E o terceiro eixo que é o mais interessante, é a pesquisa de campo, ou seja, com laboratórios permanentes sobre o patrimônio cultural intangível, tanto no viés jurídico quanto no viés das ciências sociais, como a arquitetura e o urbanismo”, afirma Paffarini.

Nesse sentido, para validar o processo de conhecimento do patrimônio turístico e cultural vinculado a cultura italiana, o representante das duas instituições internacionais, Daniele Parbuono, esteve na sexta-feira (19) e no sábado (20) conhecendo roteiros da Serra Gaúcha, onde citou a necessidade da criação de projetos de roteiros por uma equipe multidisciplinar, o que é fundamental para o desenvolvimento local, e pode acontecer quando a comunidade usa um patrimônio local, como prédios históricos por exemplo, e dá um ressignificado para o seu uso.

Conforme o Diretor Geral da IMED, Eduardo Capellari, consolidação de redes de parceiros internacionais é fundamental para o desenvolvimento de estudos acadêmicos na atualidade. “Buscamos encurtar distâncias com instituições de ensino superior estrangeiras, para promover a inserção, intercâmbio e integração docente e discente em diferentes contextos culturais”, relata.

No mesmo encontro, com a presença da representante da Sichuan University, Li Fei, responsável por todos os convênios atribuídos a instituição, a IMED iniciou mais um processo de aproximação com uma das maiores universidades chinesas para um possível convênio.

Participaram da reunião, a Coordenadora Geral de Pós-Graduação Stricto Sensu e Pesquisa da IMED, professora Dra. Daiane Folle, os professores, Vinícius Borges Fortes, Jacopo Paffarini (PPGD), Caliane de Almeida, Henrique Kujawa (PPGARQ), Vitor Dala Corte, Jandir Pauli (PPGA), Francieli Tiecher Bonsembiante (PPGEC ), e Márcia Perin (Internacionalização/ILC).

Fotos: Liliana Crivello/IMED