09/07/2020
IMED está entre as instituições que mais inovam em ensino e pesquisa

Por: Karen Vidaleti

Ranking Campeãs da Inovação reconhece a instituição entre os destaques da categoria Ensino e Pesquisa

A IMED está entre as organizações que mais inovam no Sul do Brasil. A instituição foi reconhecida no ranking Campeãs da Inovação e figura no quinto lugar da categoria Ensino e Pesquisa, voltada a universidades e centros de pesquisa. Pioneira no Brasil, a pesquisa teve sua 16ª edição realizada a partir da aliança firmada entre o Grupo Amanhã - referência de comunicação no segmento de economia e negócios - e o IXL Center for Innovation, Excellence and Leadership, de Cambridge, nos Estados Unidos.

“O momento que vivemos é de consolidação de uma grande mudança histórica.  Especialmente no ensino superior brasileiro, temos dois grandes desafios. Pensar nossas instituições como plataformas de conhecimento, mediadas pela tecnologia como condição de acesso contínuo – presencial e digital – para que alunos e professores construam seus processos de formação. O segundo desafio é romper os limites da ciência realizada no Brasil, por demais enclausurada nas rotinas da academia, transformando ciência em tecnologia e inovação, transformando papers em negócios que possam contribuir para o desenvolvimento econômico e social. Estes são os dois grandes movimentos que orientam a estratégia da IMED. Estar entre as Campeãs de Inovação no Sul do Brasil aponta que estamos no rumo certo”, analisa o presidente da IMED, professor Eduardo Capellari.

Além da IMED, foram reconhecidas na categoria Ensino e Pesquisa, pela ordem, PUCRS, Unisinos, Feevale e UCS. A pesquisa tem o objetivo de possibilitar que cada companhia possa medir seu grau de inovação. Por meio de questionário, gestores revelaram como a organização trabalha aspectos como estratégia e recursos voltados à inovação. Os questionários são processados na Central do IXL-Center, em Cambridge, na região metropolitana de Boston, nos Estados Unidos. Para identificar as empresas mais inovadoras do Sul, foi utilizado o Innovation Management Index, uma ferramenta da metodologia do Global Innovation Management Institute (Gimi) aplicada pelo IXL-Center.

Nesta edição, o questionário teve mais de 35 mil acessos, e deu origem à relação das 50 empresas mais inovadoras do Sul, além de quatro sub-rankings - Ensino & Pesquisa, Estatais e Filantrópicas, Micro e Pequenas Empresas e Startups, categoria criada nesta 16ª edição. O estudo também apresenta as campeãs em mais de 25 setores da economia da região.