08/10/2019
IMED é reconhecida entre as melhores instituições segundo indicadores nacionais

Pesquisas desenvolvidas pelo Estadão e Folha de São Paulo medem a qualidade do ensino oferecido pelas Instituições de Ensino Superior do país

Em mais um ano, a IMED ganha lugar de destaque entre as melhores instituições e cursos ofertados no Brasil. Prestes a completar 15 anos de história, a instituição foi criada com o objetivo de fomentar o desenvolvimento humano, econômico e social através da educação superior de excelência e do empreendedorismo sustentável. Através de processos de gestão inovadores para o setor educacional, a IMED proporciona um ambiente criativo e aberto à inovação de processos, que criam importantes diferenciais no ensino e na pesquisa.

Nesse sentido, em 2019 a instituição recebeu o reconhecimento de dois indicadores nacionais. Na avaliação do Estadão em relação aos seus cursos de graduação, nesta edição destacaram-se os cursos de Administração, Direito, Psicologia e Sistemas de Informação, que obtiveram quatro estrelas. Os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Odontologia obtiveram três estrelas, ambos do Campus Passo Fundo.

A avaliação é realizada em três pilares pelo Estadão: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura, sendo classificados em bons (3 estrelas), muito bons (4 estrelas) e excelentes (5 estrelas), assim, demonstra a qualidade dos cursos de graduação ofertados pela IMED, comprovando ainda o trabalho inovador e de excelência que vem sendo desenvolvido pelo corpo docente e técnicos administrativos ao longo dos anos.

O Guia da Faculdade (Estadão) está em sua 1ª edição e será realizado anualmente aos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior do Brasil.

Já o Ranking Universitário da Folha (RUF), publicado anualmente desde 2012, realiza uma avaliação do ensino superior do Brasil. Ele é dividido em dois produtos principais: o ranking de universidades e o ranking de cursos.

Neste ano, os cursos da IMED ficaram entre os 20 melhores do Estado. Os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia e Psicologia apareceram em 1º lugar entre as faculdades. Os cursos de Ciência da Computação e Direito ocuparam o 2º lugar entre as faculdades. O curso de Administração ocupou o 3º lugar entre as faculdades do Estado.

No ranking de cursos é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil a partir dos seguintes indicadores: pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação. Em cada classificação são considerados os cursos oferecidos por universidades, por centros universitários e por faculdades.

O que significa para a instituição obter esses reconhecimentos frente aos indicadores nacionais, e figurarmos mais uma vez, com nossos cursos entre os melhores?

“O reconhecimento externo para os cursos de graduação da IMED sempre é um motivo de muita satisfação, porque quando nós somos avaliados por instituições ou por critérios externos, nós percebemos que realmente estamos no caminho certo. O RUF esse ano foi muito bom para os cursos que foram avaliados, tanto como os cursos que foram estrelados. Isso demonstra que, externamente nós estamos sendo vistos como uma das melhores instituições de ensino do Sul do Brasil, o que nos leva a pensar estratégias justamente de consolidação e de reforço da marca. Por outro lado, nós percebemos que esse reconhecimento vai ao encontro dos nossos pilares acadêmicos, onde o ensino híbrido, a educação empreendedora e a aprendizagem ativa são realmente ferramentas que nos consolidam e que ajudam a nos posicionar cada vez mais. Portanto, ser reconhecido externamente pelas estrelas do Estadão e pelo Ranking Universitário da Folha foi um momento de muita satisfação e consolidação de um trabalho realizado com professores, alunos e com o quadro técnico-administrativo, ou seja, é uma equipe de trabalho que está em busca de objetivos sólidos e objetivos que, de certa forma, demonstram a IMED como uma instituição de ensino privada que é reconhecida pela qualidade e pela satisfação dos nossos alunos. Mais uma vez, a excelência acadêmica e o trabalho sério realizado em equipe são valorizados”, frisa o Diretor de Graduação da IMED, Luiz Ronaldo Freitas de Oliveira.