Comunicação

Notícias

VOLTAR
17/10/2019
IMED e Passo Fundo Shopping realizam ação "Outubro Rosa Pet"

Por: Francine Tiecher

() comentários

Evento sobre prevenção ao câncer de mama em pets acontece neste sábado a partir das 12h

 

Em comemoração ao mês de prevenção ao câncer de mama que acontece em outubro, a IMED, por meio de seu Curso de Medicina Veterinária, estará realizando neste sábado (19/10) a ação “Outubro Rosa Pet”. A atividade, que neste ano conta com o apoio do Passo Fundo Shopping, tem o intuito de educar e conscientizar os tutores sobre como prevenir o câncer de mama e realizar a autoanálise em seus pets.

O evento que tem início às 12h e que acontece no piso térreo do Passo Fundo Shopping, irá contar com conversas com médicos veterinários e estudantes, além da realização de exames de prevenção ao câncer de mama em animais de estimação. A ação é gratuita e aberta a toda a comunidade, uma vez que agora o shopping é um espaço Pet Friendly.

 

25 a 50% dos tumores diagnosticados em pets são os de mama

Atualmente, a principal causa de óbito em cães e gatos é o câncer, estimando-se que um em cada cinco cães irá desenvolver algum tipo de tumor maligno durante sua vida.

Entre os tipos de câncer, o que apresenta maior prevalência é o de mama, que chega a uma média de 25 a 50% de todos os tumores diagnosticados em pets. Eles acometem principalmente fêmeas entre 10 e 11 anos de idade, sendo mais raras em animais com menos de 5 anos de idade. A principal causa é a castração tardia, realizada após vários estros (cio).

No grupo de risco de raças e faixas etárias com maior predisposição a desenvolver câncer, entre os cães, estão as fêmeas, com idade de 6 a 12 anos, das raças Boxer, Cocker Spaniel, Poodle, Pastor Alemão e Golden Retriever. Já em relação aos gatos, nesse grupo estão os da raça siamês e de pelagem branca. Esses são os que maior apresentam a prevalência para o desenvolvimento de certos tipos da doença, em específico os tumores malignos mamários.

A melhor forma de evitar o aparecimento da doença em cães e gatos é por meio da prevenção através de uma série de cuidados: castração precoce, se possível antes do primeiro cio; prevenção da obesidade; vacinação; visitas periódicas ao médico veterinário; utilização de ração balanceada; e evitar a exposição prolongada ao sol.

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia