16/04/2021
I Workshop do Centro Brasileiro de Pesquisas sobre a Teoria da Justiça de Amartya Sen reúne pesquisadores

Por:

No mês de junho, ocorre o II workshop de preparação para V Seminário Internacional sobre a Teoria da Justiça de Amartya Sen

Com o tema ‘Proteção Social e Diminuição do Sofrimento Humano’, o I Workshop do Centro Brasileiro de Pesquisas sobre a Teoria da Justiça de Amartya Sen foi realizado online pela plataforma Zoom e reuniu professores, pesquisadores, alunos da graduação e pós-graduação de diversas instituições brasileiras.

“ O evento demonstra a necessidade e a relevância do pensamento do renomado economista, tanto para pensarmos acerca do dinamismo das questões sociais atuais, como para repensarmos as questões estruturais do Estado, das democracias, do sofrimento humano, das políticas públicas e das liberdades humanas. O evento demonstrou, enfaticamente, a atualidade da Teoria da Justiça de Sen”, relata o professor Dr. Felipe Szyszka Karasek.

"Dentre as grandes pautas contemporâneas, necessitam estar em vínculo profundo a proteção social e a redução do sofrimento humano. As discussões decorrentes da grandiosa contribuição de Amartya Sen, precisam equilibrar as produções acadêmicas com a realidade social e suas desigualdades. O Centro Brasileiro de Pesquisas sobre a Teoria da Justiça de Amartya Sen vem sendo interlocutor deste equilíbrio, e foi exatamente assim o primeiro Workshop de 2021", enfatiza o professor, Dr. José Carlos K. Bortolotti.

O Líder do Centro de Pesquisas Amartya Sen e organizador do evento, professor Dr. Neuro José Zambam, comenta que o encontro contribui para a integração dos pesquisadores e alunos do Brasil interessados no pensamento de Sen e com as condições de justiça, desenvolvimento e democracia. “ Destaca-se ainda, a participação da Colômbia e de vários estados brasileiros. Tivemos 113 inscritos e organizarmos um processo de conhecimento, integração e cooperação das pesquisas é de suma importância para o desenvolvimento adequado da sociedade”.

No dia 28 de junho ocorre o II Workshop do centro de pesquisas. Ambos preparam o V Seminário Internacional sobre a Teoria da Justiça de Amartya Sen, que será realizado no dia 15 de setembro deste ano.