Comunicação

Notícias

VOLTAR
15/09/2020
Hub de Inovação IMED e Rede de Farmácias São João iniciam jornada em inovação

Por:

() comentários

Parceria busca estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras na área da saúde

A IMED, por meio do seu hub de inovação, e a Rede de Farmácias São João firmaram contrato para iniciar uma parceria em inovação na área da saúde em Passo Fundo. O município é considerado uma referência em saúde de média e alta complexidade da região Sul do País, reunindo instituições de ensino superior, hospitais de referência e profissionais de saúde. Com o convênio, a Instituição passa a contar com a parceria da São João para o desenvolvimento de um hub focado em soluções para a área da saúde.

A assinatura do contrato faz parte de um programa nascente com a relação entre IMED e empresariado, chamado Aliança Empresarial Norte/RS, que também conta com empresas como Metasa, Oniz Distribuidora, Grazziotin, Hospital Ortopédico, BSBIOS e Cotrijal. Um dos principais projetos do Hub de Inovação da IMED, a Aliança Empresarial tem lançamento previsto para o mês de novembro e incentiva a união do poder privado para defender os princípios da inovação que pode ser gerada a partir da união entre empresários e comunidade de pesquisa.

“Pretendemos com o Hub de saúde, iniciado entre IMED e Farmácias São João, buscar novos parceiros que compreendam a importância estratégica do setor e a oportunidade que temos de transformar a região em polo de inovação na saúde, com atração de startups e investidores que possibilitem a criação de novas tecnologias, novos modelos de negócio, com geração de rendas e oportunidades para jovens empreendedores. A força da São João é fundamental para este objetivo”, ressalta Márcia Capellari, presidente da Fundação IMED e diretora do Hub de Inovação da Instituição.

As ações começam com a construção de uma célula de inovação dentro da Rede São João. “A nossa missão é oportunizar saúde e qualidade de vida as pessoas. Então com este contrato com o Hub de inovação IMED, queremos criar um cenário atrativo, em parceira com todos aqueles que participarem deste hub/cluster, sejam hospitais, consultorias, laboratórios. Um espaço para conectar pesquisadores, inovações, startups, e que estes conectem soluções inovadoras, processos e mecanismos para cuidarmos da saúde das pessoas”, explica André Menegazzo, gerente executivo de Planejamento Estratégico da Rede de Farmácias São João.

Essa não é a primeira vez que IMED e Farmácias São João se unem para levar oportunidades da academia ao mercado. Um exemplo é a startup de telemedicina Doutor Call, criada pelo estudante de Medicina e empreendedor Jefferson Cunha. A empresa recebeu investimento por meio dessa conexão e, hoje, faz parte da residência virtual da instituição.

 

IMED Hub

O hub de inovação da IMED surgiu para fortalecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo, utilizando a tecnologia e a pesquisa acadêmica como meio para oferecer soluções inovadoras que aumente eficiência e reduza custos para as empresas. Para conectar pessoas a oportunidades, o hub conta não só com espaços físicos, mas também disponibiliza um ambiente virtual, permitindo a conexão de startups, empresas, mentores e profissionais do mundo inteiro.

Além do cluster de saúde, o hub de inovação já conta com um cluster do AgroTech, recentemente reconhecido com o Prêmio O Futuro da Terra, concedido pela Fapergs (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul) e pelo Jornal do Comércio. Somando a estes dois, o IMED Hub ainda dispõe dos clusters Indústria 4.0 e Tecnologias.

 

Rede de Farmácias São João

A Rede de Farmácias São João é a 4ª maior rede do varejo farmacêutico do Brasil e maior rede do sul (RS, SC e PR). A empresa conta com mais de 12 mil colaboradores e mais de 700 lojas. Pelo quinto ano consecutivo, a Rede de Farmácias São João recebe a honraria de farmácia mais lembrada no Rio Grande do Sul, o prêmio Top of Mind. A São João também é a empresa que mais emite notas fiscais eletrônicas de todos os segmentos varejistas no RS, cerca de seis milhões de notas todos os meses.

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia