Como Logar?

10/09/2018
Hackathon propõe desenvolvimento de soluções tecnológicas

Por: Liliana Crivello

A IMED realiza na sexta-feira (14), a partir das 18h o Hackathon IMED | Meta, que encerra somente na noite do sábado (15). O Hackathon é uma maratona de programação na qual hackers se reúnem por horas, dias ou até semanas, a fim de explorar dados abertos, desvendar códigos e sistemas lógicos, discutir novas ideias e desenvolver projetos de software ou mesmo de hardware.

Por ser um evento fechado, a maratona dá visibilidade e transparência em relação ao desenvolvimento dos alunos, permitindo a todos expressarem a sua criatividade e conhecimento através da elaboração de propostas a soluções de problemas apresentados por empresas parceiras. Nesta 1º edição, a IMED promove o Hackathon em parceria com a Meta http://www.meta.com.br/, uma das maiores empresas de SAP do Brasil, sendo uma parceira Gold e trabalha com o ideal de se tornar uma referência no S/4 Hana, a última versão do software de gestão da SAP, feita para rodar no seu novo banco de dados em memória. De acordo com Telmo Costa, a Meta está bem encaminhada no seu objetivo de dobrar a empresa até 2020. A Meta tem escritórios no Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Miami e uma carteira de 350 clientes, incluindo nomes como Lojas Renner, Herval, Hospital Sírio Libanês, Unimed, Sicredi, GetNet e Farmácias São João.

Via conceito, o hackathon sempre possui um time vencedor, o qual é eleito ao final o evento, através da apresentação de Pitch’s. O objetivo é proporcionar aos alunos da IMED a experiência de contato com um problema real, no qual os mesmos são dispostos em grupos e devem propor soluções inovadoras, a nível de Startup. As vagas para participar do evento, foram completadas pelos alunos de Ciência da Computação e Administração da IMED.

Ao final, os grupos apresentaram seus projetos no modelo de Pitch, que é uma apresentação direta e curta, com o objetivo de vender a ideia da sua startup para um possível investidor. Nele, é importante ressaltar os aspectos mais importantes da sua empresa: qual é o problema que você quer resolver?  Como é o mercado? Qual é o diferencial da sua empresa? Quem são os profissionais que formam a sua equipe? Entre outros pontos. A banca será formada por profissionais da IMED, da META e da empresa propositora do problema.

Confira a programação completa do Hackathon IMED | Meta:

18 às 19:15 - Recepção e Credenciamento dos Participantes, Tutores e Parceiros.
19:15 – Abertura Oficial do Hackathon
19:30 – Apresentação Meta
19:50 – Apresentação do Problema
20:30 – Formação dos Times
20:40 – Inicio do Desenvolvimento dos Projetos
23:00 – Jantar
01:00 – Oficina Técnica – Meta
04:00 – Oficina Técnica – Meta
09:00 – Apresentação Razzor Computadores
09:30 – Café da Manhã Promovido pelo Diretório Acadêmico do Curso
10:00 – Oficina Saindo da Inércia – Criando sua Startup com Anderson Amorin
11:00 – Oficina Aprenda a fazer um Pitch infalível
13:00 - Oficina Técnica – Repositório de Códigos - IMED
17:00 – Inicio das apresentações dos Pitchs
18:00 – Foto Oficial e Fechamento do Hackathon com premiação do grupo vencedor.