12/08/2019
Estudantes participam de cerimônia de iniciação ao curso de Direito

Por: Daniel Santos

Os futuros juristas receberam durante o evento um exemplar da Constituição Federal

Os estudantes do 1° e do 2° semestre de Direito participaram de um dos momentos mais importantes depois de ingressarem na faculdade: a cerimônia de iniciação ao curso de Direito, realizada de forma pioneira pela IMED. “Este é um momento muito importante em que nós estamos recebendo os novos alunos do curso de Direito. É um momento de integração dos alunos com os professores e com a instituição”, comentou o presidente da IMED, Eduardo Capellari.

Durante a cerimônia, os alunos receberam um exemplar da Constituição Federal –  documento jurídico onde são estabelecidas as normas fundamentais de organização do Estado e da sociedade que nele vive. É na Constituição que estão as escolhas que instituem, ou seja, que constituem a forma de governo de um povo sobre um determinado território. Do ponto de vista jurídico, portanto, a Constituição institui o Estado e, com isso, o País que a ele corresponde. “Essa cerimônia marca a entrada dos estudantes do Direito no espaço e ambiente jurídico. Mais importante do que comemorar uma formatura é também saber os seus compromissos perante à constituição e perante ao Direito Brasileiro. Esta cerimônia tem o efeito simbólico de pactuar a defesa dos direitos humanos, dos direitos fundamentais e a luta por igualdade, justiça social e democracia”, explica o coordenador do curso, Iuri Bolesina.

Além de receberem as boas vindas da presidência e direção da IMED, os futuros juristas, assistiram uma palestra com a Defensora Pública Dra. Patrícia Pithan Pagnussatt, dirigente do NUDEFAM – Núcleo de Defesa das Famílias, que falou sobre ‘Como encontrar meu propósito nas carreiras jurídicas’. O evento também contou com a presença da Defensora Pública, Camila Ferrareze, Promotora de Justiça, Cristiane Cardoso, Juiz de Direito, Dalmir Franklin, Juiz Federal de Direito, José Luiz Terra, Delegado de Polícia, Diogo Ferreira e Rafaela Bristott, Presidente da Comissão do Jovem Advogado de Passo Fundo.

A cerimônia realizada na noite de sexta-feira (9), reuniu estudantes, pais e familiares no Auditório Central da IMED no campus Passo Fundo. “Minha filha sempre quis cursar Direito. Nós demos o maior apoio e aqui vai ser o trajeto da carreira dela. É uma emoção muito forte, a gente se sente muito orgulhoso”, relata Gilnei Rodrigues, pai da aluna Joana Peccin Rodrigues.

Fotos: Liliana Crivello / IMED