17/09/2019
Estudantes criam soluções para melhorar o campus no Startup Experience Ursula

Por: Karen Vidaleti

Iniciativa reuniu acadêmicos da IMED, Faccat e Univates para desenvolvimento de projetos para tornar o ambiente universitário mais saudável, solidário e sustentável

Doze horas de imersão, 38 estudantes, 15 professores, 26 ideias apresentadas; três propostas finalistas. Esse é o saldo do Startup Experience Ursula, iniciativa que reuniu alunos de Graduação e Pós-graduação da IMED, Faccat e Univates, com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras para um campus universitário mais saudável, solidário e sustentável. A programação se estendeu ao longo de todo o sábado (14), movimentando a IMED em Porto Alegre.

Pela manhã, os estudantes receberam o desafio de levantar ideias e criar projetos. Mesclando estudantes das três instituições participantes, oito propostas foram selecionadas para serem desenvolvidas durante o evento. “A metodologia foi desenvolvida com a intenção que alunos pudessem lapidar e estruturar suas ideias durante 12 horas”, explica o Coordenador do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da IMED, Glauber Guilherme Signori.

Para isso, foram criadas três oficinas. A primeira foi a oficina de exploração, na qual os alunos definiram um problema a ser trabalhado e realizaram pesquisa de mercado para entender o contexto. Na sequência, os participantes passaram pela oficina de validação, onde puderam desenvolver uma solução que resolvesse o problema definido anteriormente. A terceira oficina foi dedicada à apresentação, reunindo a construção das duas primeiras oficinas, para apresentação a uma banca de avaliação.

As soluções por eles desenvolvidas foram avaliadas nos quesitos: inovação, impacto, trabalho em equipe, viabilidade e validação. Ao final, foram selecionados três projetos. As equipes vencedoras receberão mentoria para aprimorar seus projetos e terão passaporte para apresentá-lo durante o 4º Fórum Anual de Responsabilidade Social Universitária da Ursula, evento internacional que ocorrerá entre 25 e 27 de setembro, também na IMED, e deve reunir participantes da América Latina, Emirados Árabes e Europa.

Conheça os projetos selecionados:

1º lugar: App SaMA - Saúde Mental Universitária

Aplicativo que realiza o pré-diagnóstico da depressão e acompanhamento, além de oferecer conteúdo semanal

Equipe: Danielle Lima (Odontologia/IMED), Karine Link (Direito/Univates), Lucas Vieira (Medicina/Univates) e Murilo Kuch (Odontologia/IMED).

2° lugar: Uni Social

Plataforma digital colaborativa, que busca aproximar acadêmicos que compartilham interesses para colaborar em soluções sociais

Equipe: Valdemir José Máximo Omena da Silva (Doutorado em Ensino/Univates), Bianca Tisbierek (Psicologia/IMED), Douglas Henrique Flach (Engenharia da Produção/Univates), Cristiano Zanin (Especialização em Docência na educação profissional/Univates) e Guilherme Felipe Hörlle (Administração/Faccat).

3º lugar: CooperPanc

Alimentação saudável para a comunidade acadêmica no campus universitário, e geração de emprego e renda para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica.

Equipe: Luísa Helena Saldanha Pacheco (Fisioterapia/Faccat), Luíze França da Rocha (Arquitetura/Univates), Bruno Büttenbender (Doutorado Ambiente e Desenvolvimento/Univates), Tiele Roseli Muller (Ciências Contábeis/Faccat) e Victória Roussenq Camilo (Ciências Contábeis/Faccat).