07/02/2019
Estudante de Direito é selecionado para programa de estágio no Canadá

Por: Daniel Santos

O estudante do 7° nível do curso de Direito, Diogo Dal Magro, foi selecionado para o Mitacs Globalink Research Internship -  programa do governo do Canadá que oferece bolsas de estudo para universitários realizarem estágios de pesquisa em universidades canadenses. O trabalho será realizado na Universidade de Moncton e consiste em realizar atividades de estágio/pesquisa junto ao projeto "Democracia digital no contexto das relações linguísticas complexas" (Démocratie digitale en contexte de rapports linguistiques complexes). As atividades serão coordenadas pela professora Dr.ª Christine C. Paulin. “Assim, o estágio envolverá desde atividades básicas de pesquisa, como leitura e revisão literária, como também aprofundamentos metodológicos acerca do tema da Democracia Digital” comenta o estudante.

Com desempenho acadêmico considerado excelente pelos professores, o estudante contou com o apoio do professor Dr. Vinícius Borges Fortes na condução do processo de seleção. “O processo seletivo foi longo. Iniciou em agosto de 2018. Tive a felicidade em contar com o auxílio do professor Vinícius de quem fui Bolsista de Iniciação Científica (2017/2018 - CNPq). Além do Brasil, candidatos de outros nove países puderam participar, o que tornou o processo concorrido. Após submeter toda documentação e com a confirmação de elegibilidade para o programa da Mitacs, foi necessário realizar entrevistas com os professores canadenses dos projetos que cada estudante selecionou, demonstrando a seriedade e preocupação com os candidatos. Finalmente, o resultado foi divulgado no começo de janeiro”, declara Diogo.

O estudante Diogo Dal Magro embarca em maio para participar de atividades de pesquisa junto à Universidade de Moncton

O professor Fortes comenta que a aprovação do estudante é motivo de orgulho na Instituição. “Nós nos preparamos para ele chegar lá! Nossa intenção é preparar alunos com potencial de excelência para ocupar posições de excelência. Isso nos impulsiona a olhar para outros programas semelhante e assim incentivar a participação dos estudantes em experiências internacionais. O Diogo mostra o quanto isso é possível”, afirma professor.

O estágio no Canadá terá duração de três meses com renumeração. “Considero uma oportunidade única, de desenvolvimento pessoal, busca por aperfeiçoamento, troca de informações e, é claro, muita aprendizagem. Além disso, pelo programa fornecer bolsa para o aluno, motiva ainda mais a desenvolver um bom trabalho no Canadá. Será uma boa experiência, com enriquecimento profissional e também cultural, já que estarei inserido na cultura canadense, especialmente na Província de New Brunswick, onde há forte colonização francesa”, finaliza Dal Magro.

Sobre o Mitacs

O programa Mitacs de estágio no Canadá existe desde 1999 e já levou mais de 450 estudantes internacionais para o país. Os estágios são oferecidos em diversas áreas do conhecimento e 60 universidades do Canadá participam do programa. O objetivo do programa Mitacs é construir uma ponte entre o Canadá e os talentos emergentes em pesquisa internacional.

A busca por conhecimento, por novas experiência e pela oportunidade que uma internacionalização dá ao aluno. Um intercâmbio abre muitas possibilidades para que o estudante pense o seu futuro profissional e pessoal.