30/07/2019
Estudante bolsista de Medicina faz sucesso na Internet com vídeos sobre dedicação e disciplina

Por: Daniel Santos

Leonardo Vicari foi contemplado com bolsa Prouni 100% no curso de Medicina da IMED e concilia a rotina de estudos com o trabalho

“A minha aprovação no Prouni foi um momento único. Era algo que eu queria muito, principalmente pelo fato de eu ter vindo de uma família muito humilde e com poucos recursos financeiros”, a declaração reflete o entusiasmo do estudante de Medicina da IMED, Leonardo Vicari Santos, filho de sapateiro, contemplado com bolsa 100% pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni).

Para alcançar o tão desejado objetivo, dedicação e disciplina não faltaram. “A minha rotina de estudos era 100% em casa. Como sempre trabalhei, eu acordava às 4h da manhã para estudar com apostilas doadas e vídeos disponíveis na Internet. Não foi fácil, às vezes eu estava muito cansado e tinha que acordar muito cedo para estudar. O meu propósito de ingressar no curso de Medicina era muito maior do que o cansaço que eu poderia sentir”, relembra.

Como missão de vida, o jovem estudante, natural de Soledade, que cursa o 2° semestre de Medicina na IMED, pretende ajudar as pessoas com o seu conhecimento, e foi essa a principal motivação para tanto esforço. “Medicina não era meu sonho, pois eu achava que Medicina era somente para pessoas muito inteligentes e ricas. Mas isso era apenas uma crença. Pois, eu também tenho inteligência e capacidade para estudar. Ao longo desse período até ser aprovado eu fui reprogramando minha mente em relação a essas crenças limitantes que eu tinha.  E isso permitiu que eu percebesse o quanto tenho potencial”, declara.

Rotina de estudos e trabalho

As aulas do curso de Medicina são oferecidas em período integral, o que torna praticamente impossível trabalhar enquanto estuda. Impossível?! Essa palavra não existe para Leonardo. Ele tornou possível estudar e trabalhar ao mesmo tempo. “É um desafio, porém com disciplina, planejamento e dedicação é possível. Eu trabalho em uma academia. Os horários são flexíveis, porém muitas vezes preciso faltar aula. Os conteúdos perdidos em aula eu estudo em casa” comenta.

Canal no Youtube

Ao ser contemplado com a bolsa também surgiu a ideia de se aventurar pela Internet. É isso mesmo! Leonardo estuda Medicina, trabalha e ainda encontra tempo para ser Youtuber. “Eu preciso entregar algo para a sociedade. Eu fui beneficiado através do meu esforço e foi isso que me motivou a criar o canal”, reflete.

Seus vídeos no Youtube somam mais de 20 mil visualizações e quase 1.500 inscritos. “Lá eu posso contar a minha história, como eu estudei, como era a minha rotina, as minhas técnicas de estudo. Já no primeiro vídeo tive várias visualizações e curtidas e o retorno foi positivo: Várias pessoas me mandaram mensagem dizendo que estavam inspiradas com a minha história. E olha que curioso, no ensino médio eu fui um péssimo aluno. E com isso eu consigo demonstrar para essas pessoas que isso é possível! O meu foco no canal são as pessoas de baixa renda que estudaram em escola pública”, comenta.

Acesse o canal Futuro Dr. Leonardo Vicari

Livro

O futuro médico lança seu livro nesta quarta-feira, 31. Com o título Como Vencer o Enem 2019, ele conta que a obra também surgiu da motivação em ajudar outras pessoas a vencerem na vida por meio dos estudos. “No livro vou tratar de várias técnicas de planejamento, de disciplina, de inteligência emocional. Todas as técnicas que eu utilizei para passar em Medicina eu vou descrever passo a passo. O livro tem a mesma proposta do canal: Ajudar pessoas de baixa renda”, finaliza.