Como Logar?

07/11/2018
Escritório Modelo da IMED finaliza projeto de revitalização da Câmara de Vereadores de Passo Fundo

O Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da IMED finalizou o projeto de revitalização da Câmara de Vereadores de Passo Fundo.

O projeto, que demorou cinco meses para ser desenvolvido e foi realizado de forma gratuita por alunos de graduação do escritório, Katiane Reis e Bárbara Bertol (Engenharia Civil) e Tiago Bacin e Marcelo Guerra (Arquitetura e Urbanismo), acompanhados pelos professores dos cursos, teve como objetivo construir uma proposta completa de melhorias da casa legislativa, abordando de forma minuciosa questões relacionadas à limpeza, pintura, fornecimento de material e mão-de-obra, além de alguns reparos necessários que devem ser realizados anteriormente ao início da revitalização.

A demanda partiu do presidente da Câmara, Pedro Daneli (PPS), que se baseou em parcerias firmadas com outras instituições de ensino que possibilitaram adaptações na Casa Legislativa. “Aproveitamos a capacitação técnica das instituições para a solução de alguns problemas, entendendo que isso é importante para o poder público, que, neste caso, recebeu um projeto com custo zero”, ressalta.

Para o Coordenador de Graduação, professor Luiz Ronaldo Freitas de Oliveira, a IMED quer ampliar a sua presença na cidade, contribuindo com a concretização de transformações. “A instituição se caracteriza pela inovação e nós temos a preocupação de apoiar o desenvolvimento do município”, comenta.

Por ser um prédio público, o objetivo dos estudantes foi manter a sua identidade e reduzir ao mínimo possível os recursos financeiros necessários para a execução da proposta.

Além disso, os alunos do Escritório Modelo participam ativamente do planejamento de espaços da cidade, aliando a teoria à pratica, como destaca um dos professores que auxiliou no trabalho, o engenheiro civil Diego Boeira. “Os nossos alunos trabalharam efetivamente, desde o quantitativo até a orçamentação, colocando todas as informações no projeto”.

Com o projeto finalizado, a ideia do presidente da Câmara de Vereadores é discutir com os demais parlamentares e o setor administrativo da Casa Legislativa a viabilidade de ele começar a sair do papel ainda neste ano. A próxima etapa será a organização de um processo licitatório para a escolha de uma empresa que prestará o serviço.

Estiveram presentes durante a entrega oficial do projeto finalizado, que ocorreu na tarde da última terça-feira (06/11), o Presidente da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, vereador Pedro Daneli, o Diretor Geral da casa legislativa, Tito Silveira Machado, o Administrador Legislativo Geral, Ivaldo Sgarbossa, O Procurador Jurídico da Casa, Hamilton Luiz Seady, o Coordenador de Graduação da IMED, Luiz Ronaldo Freitas de Oliveira, os professores do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da IMED, Diego Boeira, Laércio Maculan e Mariana Mattei Santos.

**Fotos: Comunicação/Câmara de Vereadores