08/10/2019
Escolas recebem palestra sobre Vida Digital Saudável

Por: Eduarda Ricci Perin

Atividade promovida pelo curso de Ciência da Computação da IMED é destinada a alunos do ensino médio

Para conscientizar estudantes do ensino médio sobre o uso adequado das redes sociais e a proteção de dados, o curso de Ciência da Computação da IMED promove um ciclo de palestras em escolas de Passo Fundo e região sobre Vida Digital Saudável.

Pesquisas recentes apontam que, dentre um universo de 29,7 milhões de crianças e adolescentes brasileiros de 09 a 17 anos, mais de 23 milhões são usuários da Internet. “Esses números nos fazem perceber a importância da instrução voltada para crianças e adolescentes com foco no ambiente digital”, destaca o coordenador do curso de Ciência da Computação da IMED, Marcos Roberto dos Santos.

Na manhã desta terça-feira (8) a palestra Vida Digital Saudável foi ministrada na Escola Estadual de Ensino Médio Maria Dolores Freitas Barros, no Bairro Santa Marta, em Passo Fundo. A atividade foi conduzida pelo professor Me. Everton de Matos.

Na palestra, o professor orienta que os jovens evitem postar informações pessoais, como endereço de casa e da escola e também hábitos de passeios e viagens. “Também é importante evitar a publicação e o compartilhamento de conteúdos que desmoralizem, constranjam ou causem danos a outras pessoas, além de checar a veracidade das informações em mais de uma fonte para não disseminar fake news”, ressalta.

Além do uso das redes sociais, a palestra aborda a proteção de dados. Segundo o professor, os ataques virtuais podem ser comparados a um ladrão tentando arrombar a porta de uma residência. Na internet, isso acontece a todo momento.

Para proteger os dados e evitar os ataques, o professor destaca a importância de um comportamento seguro na internet. “Evite abrir e-mails de remetentes desconhecidos, não baixe arquivos a menos que sejam provenientes de uma fonte confiável e passe o mouse sobre links antes de clicar para certificar-se de que será encaminhado à webpage correta”, orienta. Além disso, é preciso estar sempre atento aos links encaminhados por e-mail, Facebook ou WhatsApp e não fornecer informação confidencial a ninguém no telefone, pessoalmente ou via e-mail.

Manter os programas - software e antivírus - sempre atualizados também é uma forma de proteção, segundo os professores. “Não utilize programas piratas porque a maior parte deles já vem infectada com algum tipo de vírus. Mantenha seu navegador atualizado e utilize atualizações de segurança”, aconselha.

A palestra Vida Digital Saudável percorre diversas escolas de Passo Fundo e região, disseminando a importância de atitudes saudáveis e comportamentos seguros na internet. Já receberam a atividade as escolas General Prestes Guimarães, Monteiro Lobato, Fagundes dos Reis, Arcoverde, Antonino Xavier e EENAV.