28/10/2021
Erechim e região terão HUB de Inovação e campus da IMED

Por: Vilmarise Franceschi

Com a confirmação da implantação de campus da instituição na cidade, impulso à inovação é o primeiro passo

Empreendedorismo e inovação são os pilares que vem guiando o programa de expansão da IMED no Rio Grande do Sul. Em fase de estruturação, o campus de Erechim começa a tomar forma a partir da conexão de empresas para a constituição do HUB de Inovação do Alto Uruguai. Um movimento já consolidado em Passo Fundo e região, com a participação de grandes empresas que se uniram à IMED para gerar novos negócios, conectar empreendedores e impulsionar o desenvolvimento regional dentro do Programa Aliança Empresarial e outras que buscaram na instituição o apoio necessário para implantar células de inovação e desafiar seus times a evoluir com agilidade e criatividade.

A forte conexão com o mercado e a inserção da IMED em outros ambientes de inovação como o Instituto Caldeira em Porto Alegre e o Instituto Hélice em Caxias, são as melhores credenciais para abrir espaço na região de Erechim e incluir novas empresas neste ecossistema, garante o diretor do futuro campus, Patrick Zick. O gestor, que veio do segmento do cooperativismo, tem a dimensão das oportunidades existentes na região e já atua para projetar o desenvolvimento dos negócios.

O Campus Erechim, que materializa mais um passo da expansão da instituição no estado, será uma nova unidade de negócios e que oferecerá, a partir do final do próximo ano, cursos de graduação presenciais, será polo para a operação da IMED Online e terá em seu espaço físico o HUB, preparado para acolher startups, médias e pequenas empresas. “Este é um projeto que começa a ser consolidado e que irá oportunizar para a comunidade regional, formação de qualidade, de maneira inovadora, com forte conexão com o mercado”, diz o presidente da IMED, Eduardo Capellari.

Nesta semana, o presidente da IMED e o diretor do futuro campus de Erechim realizaram encontros de negócios para gerar as primeiras oportunidades na região, com entidades ligadas aos principais setores da economia, empresas e poder público.

Em reunião na Prefeitura Municipal com o prefeito Paulo Alfredo Polis e o vice-prefeito Flávio Augusto Tirello, Capellari detalhou os planos da instituição. Para Polis, "uma instituição de ensino que tem sede em Passo Fundo e Porto Alegre, agora fazendo investimentos em Erechim é muito importante, principalmente para firmarmos parcerias nas áreas de inovação tecnológica, de incubadoras industriais e dentro da expertise que a instituição tem e já agrega em outras cidades", pontua.