09/07/2020
Em meio à pandemia, Odontologia IMED reformula ações de saúde bucal coletiva

Situação de distanciamento social não impediu que estudantes e docentes levassem informações e orientações à comunidade da rede municipal de ensino

Não é novidade que, com a pandemia, todas as rotinas tiveram que ser adaptadas. Isso vai desde atividades simples, como sair de casa, ir ao supermercado, comprar algum mantimento, até as novas metodologias aplicadas às formas de ensinar e aprender.

Na disciplina de Odontologia em Saúde Coletiva III, ofertada dentro do Curso de Graduação em Odontologia da IMED, os alunos, acompanhados dos professores ministrantes da disciplina, normalmente visitavam diversas escolas municipais de ensino fundamental, com o objetivo de planejar e realizar ações de saúde bucal coletiva em escolares de diversas faixas etárias.

Porém, com esse novo formato de vida que a sociedade leva, neste semestre a disciplina foi trabalhada de forma on-line, onde acadêmicos e docentes foram desafiados, pois tiveram que reformular o plano de ensino, criar novos e dinâmicos conteúdos, formas diferentes de avaliação e o retorno das atividades práticas.

Para viabilizar o acesso das escolas e estudantes da rede municipal de ensino, foi estabelecido contato com as professoras das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Wolmar Salton, Frederico Ferri, Dom José Gomes, Arlindo de Souza Matos e Escola de Educação Infantil Maria Elisabete, que auxiliaram na condução das atividades referentes à promoção da saúde bucal na população.

Os alunos da disciplina desenvolveram atividades educativas de saúde bucal e geral, contextualizando com a pandemia do Coronavírus, conforme a faixa etária de cada turma (desde a Educação Infantil, até o ensino fundamental - 1º ao 9º ano escolar), tudo, de forma online.

Assim, um canal educativo no YouTube foi criado, com os vídeos realizados em aula: (Dicas de Saúde Bucal da Odontologia da IMED – para acessar o conteúdo com as dicas e informações disponibilizadas pelos discentes de Odontologia da instituição, CLIQUE AQUI

O cronograma da disciplina também contou com duas palestras ao final do semestre, em que todos os alunos do 7º ano da Escola Municipal Wolmar Salton participaram da aula online, cuja atividade constituiu na apresentação dos temas sobre os principais agravos em saúde bucal (cárie dentária, doença periodontal, bruxismo e traumatismo dentário), as quais apresentam alta ocorrência na faixa etária desses alunos.

“O momento, foi melhor do que imaginávamos, pois, chegamos a ter um total de 74 participantes durante a nossa aula. Os alunos da escola foram muito participativos, e fizeram várias perguntas para nossos alunos após as palestras. Vale salientar, que os escolares aprenderam a utilizar a plataforma zoom e trabalhar on-line conosco. Esta estratégia foi um novo modelo que conseguimos adaptar e dar retorno para a comunidade escolar, já que as escolas municipais são nossas parceiras desde o início do curso de Odontologia da IMED em 2010”, destacam as professoras ministrantes da disciplina, Lilian Rigo, Michele Ferreira e Luiza von Meusel.