Comunicação

Notícias

VOLTAR
17/01/2020
Ecossistemas Criativos e de Inovação inspiram ações e transformação de realidades

Por: Francine Tiecher

() comentários

Polos pioneiros visam desenvolver comunidades ao redor do mundo

 

Não é novidade que os temas como inovação, empreendedorismo, tecnologia e criatividade vem sendo adotados para revolucionar nossa sociedade. Isso se aplica a todos os segmentos, seja comércio, indústria, educação, por exemplo, por meio de Ecossistemas de Inovação que tem o intuito de inspirar e desenvolver a Transformação Digital.

Essas iniciativas acompanham a evolução das comunidades, incentivando a acessibilidade, sustentabilidade, interferindo nos hábitos de consumo, influenciando a forma de pensar e a popularização de recursos e serviços. É por aí que caminha a humanidade.

O professor Dr. Amilton Rodrigo de Quadros Martins, Líder no InovaEdu, está em Portugal realizando seu pós-doutorado em Educação, na Universidade de Lisboa, sobre o tema “Avaliação em pensamento computacional”. Esse projeto propõe uma forma de avaliação do quanto as pessoas estão apropriadas da lógica do pensamento computacional como estratégia para a resolução de problemas.

Amilton Martins com o responsável pelo Hub Criativo Beato, José Mota Leal,

e Sandra Pereira, Gerente de Conteúdo.

 

“A conexão desse tema com os centros de inovação é que, cada vez mais, o pensamento computacional está presente na vida das pessoas de todas as áreas do conhecimento, não somente da área da computação. A exemplo disso, foram os três espaços de inovação visitados, entre eles podemos citar o Hub Criativo Beato, o LACS e o Beta-i. Os três Centros de Inovação de Lisboa tem um grande foco em economia criativa, em novas áreas de conhecimento conectadas com artes e tecnologia, e também a produção de conhecimento científico e aplicado à startups. Esses três centros compõem um ecossistema de todo o país (Portugal), e criam um centro de referência em toda a Europa, baseado em projetos como o Startup Lisboa, entre outros”, explica.

O objetivo dessas visitas é conhecer as boas práticas e os projetos de sucesso que vem sendo executados, para que a IMED possa se conectar com tendências mundiais nessa área.

Confira na galeria de áudios a íntegra da entrevista com o responsável pelo Hub Criativo Beato, José Mota Leal.

 

Sobre o Hub Criativo Beato

O Hub Criativo Beato é um projeto municipal, da Câmara de Lisboa, que teve como objetivo desenvolver uma zona que antes era caracteristicamente industrial e que possui uma localização central, e que há muito estava abandonada, e sem nenhum tipo de atividade econômica. Então, o Hub Criativo veio para auxiliar na aceleração e dinamização do desenvolvimento desse centro em potencial, além de contribuir com um novo posicionamento da cidade de Lisboa.

A capital portuguesa quer se firmar, não só como já é conhecida, por sua parte histórica, clima e gastronomia, mas também quer ser reconhecida como uma cidade empreendedora, criativa, ecológica e multicultural.

CLIQUE AQUI e conheça o espaço.

Galeria de Imagens
Galeria de Áudios
comentários sobre esta Notícia