Comunicação

Notícias

VOLTAR
29/04/2020
Divulgados dados da segunda etapa da pesquisa que estima o avanço do coronavírus no RS

Por: Daniel Santos

() comentários

Estima-se até 12 casos não notificados para cada contaminado por Covid-19 no Estado

Em uma transmissão ao vivo, na manhã desta quarta-feira (29), pela página do Governo do RS no Facebook, o governador Eduardo Leite na companhia do coordenador geral da do estudo EPICOVID-19 e reitor da UFPel, Pedro Hallal, divulgaram os dados da segunda etapa da pesquisa que estima o avanço do coronavírus no Estado. O estudo realizado durante o final de semana em nove cidades gaúchas, incluindo Passo Fundo, testou e entrevistou 4.500 pessoas, seis testaram positivo para Covid-19 e o relatório aponta que 15 mil pessoas já tenham sido infectadas pelo sars-cov-2  no Rio Grande do Sul – o que representa cerca de 10 mil casos a mais do que  na primeira etapa.

A nova fase da pesquisa confirma também a alta transmissibilidade do vírus no ambiente doméstico. Apenas uma das seis pessoas testadas positivo para Covid-19 morava sozinha. Nas outras cinco, foi identificada a presença de anticorpos para o novo coronavírus nos demais membros da família. No total, foram testados 12 familiares dos quais 75% tiveram resultado positivo.

O governador destacou que o teste utilizado (WONDFO SARS-CoV-2 Antibody Test) avalia anticorpos produzidos pelo organismo após a infecção de cerca de duas semanas antes da coleta e não identifica o vírus ativo logo após o contágio. Este teste foi recentemente avaliado como uns dos melhores no mercado atual.

O professor Pedro Hallal explicou que a taxa de letalidade no RS hoje é 3.6% e reforçou a necessidade de aumentar a capacidade de testagem na população. “É necessário buscar pelos infectados e a sua rede de contatos para impedir a propagação do vírus”, enfatiza.

Em Passo Fundo, a pesquisa conta com o apoio da IMED, UFFS e UPF na realização de 500 testes rápidos e entrevistas. O estudo aponta também que o município está entre as três cidades com maior número de pessoas saindo diariamente, totalizando 33,6% da população. A terceira etapa ocorre durante os dias 9 e 10 de maio.

 

Números da segunda fase do estudo:

4.500 testes realizados em nove cidades;

Desses, 6 testes positivos, o que representa 0,13% da população com anticorpos;

1 infectado a cada 769 habitantes;

Estimativa de 15.066 pessoas com anticorpos no RS;

Para cada caso notificado no RS, existem ao redor de 12 casos não notificados;

Letalidade: baseada em casos notificados 3,6%; baseada no total de casos 0,33%.

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia