30/09/2020
Diretora do IMED Hub é homenageada com o Prêmio O Futuro da Terra

Por: Karen Vidaleti

Conferida pelo Jornal do Comércio e pela Fapergs, distinção realizou cerimônia nesta quarta-feira (30), durante transmissão da Expointer Digital

A diretora do IMED Hub, Márcia Capellari, está entre os homenageados da 24ª edição do Prêmio O Futuro da Terra. Concedida pela Fapergs (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul) e pelo Jornal do Comércio, a distinção realizou cerimônia de homenagem aos agraciados nesta quarta-feira (30), durante transmissão ao vivo na Expointer Digital. Márcia recebeu destaque na categoria Inovação e Tecnologias Rurais, pelo trabalho desenvolvido por meio do Cluster do AgroTech.

“Receber esse prêmio nos impulsiona ainda mais nas nossas iniciativas para transformar e contribuir com a inovação no Rio Grande do Sul. Para nós, a inovação é o número de notas fiscais e a qualidade delas emitidas no mercado. Receber como mulher tem um gostinho ainda maior e muito saboroso, porque mostra que nós precisamos potencializar ainda mais a diversidade”, comemorou Márcia.

O hub de inovação da IMED trabalha para aproximar empresas, startups e academia, estimulando a experiência, investimentos, negócios, acesso a mercados e networking, e conta com quatro clusters especializados. Entre eles, está o Cluster Agrotech, que atende ao segmento a partir de práticas realizadas pelos estudantes em TCCs e disciplinas de desafios de empreendedorismo, professores, funcionários, empresas, startups e scale ups, investidores e mentores. O Cluster também atua conectado aos cursos da instituição, oportunizando aos estudantes aprenderem sobre habilidades, conhecimentos e comportamentos necessários para enfrentar os desafios no agro.

A cerimônia de premiação contou, ainda, com a participação de autoridades públicas, dentre elas, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. "Sabemos do valor da ciência há muito tempo para elevar a produtividade, agregar valor e tudo isso protegendo o meio ambiente, para que de forma sustentável possamos extrair o que as gerações de hoje e do futuro precisam", observou o governador, em videoconferência direto do Palácio Piratini.

O presidente da Fapergs, Odir Dellagostin, ressaltou o valor da contribuição dos premiados para o agronegócio. “A pesquisa é o que nos prepara para o futuro. Vimos aqui, pesquisadores de laboratório e pessoas que levam esse conhecimento ao setor produtivo. Nós vimos o depoimento de pessoas que deram a vida e uma grande contribuição para que o conhecimento pudesse avançar e novas tecnologias pudessem ser desenvolvidas, e hoje nós tivéssemos esse nível de produtividade na agropecuária", ressaltou Dellagostin.

O diretor de Operações do Jornal do Comércio, Giovanni Tumelero, por sua vez, frisou a pesquisa como alavanca para o campo. "O Futuro da Terra, destaca e homenageia a cada ano, durante a Expointer, trabalhos dos pesquisadores gaúchos pela representatividade e relevância na melhoria das técnicas utilizadas no campo pelos produtores rurais. É importante destacar que esses trabalhos auxiliam em um fator decisivo para o agronegócio: o aumento da produtividade", pontuou.

Entre os convidados da cerimônia, ainda estiveram o secretário estadual da Agricultura, Covatti Filho, o presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira; e o presidente da Febrac, Leonardo Lamachia.

Foto: Daniel Santos/IMED