Como Logar?

Comunicação

Notícias

VOLTAR
11/05/2018
Curso de Medicina Veterinária da IMED firma parceria com o Primaves

Por: Francine Tiecher

() comentários

O Curso de Medicina Veterinária da IMED firmou uma parceria com o Primaves. O convênio colaborativo possibilita a oferta de atendimento médico veterinário no local, uma demanda antiga da entidade.  Além disso, algumas atividades do curso de Medicina Veterinária que envolvem a proteção da fauna silvestre e a promoção e proteção à saúde de animais selvagens – basicamente primatas e aves – já estão sendo realizadas no local. O convênio estabelece ainda a oferta de estágios e a realização de projetos de extensão.

O PRIMAVES surgiu em apoio à atividade de estudo das populações de primatas encontradas no Rio Grande do Sul. A função original do Centro seria a de abrigar indivíduos sem mais condições de voltar à natureza identificados no âmbito das expedições da equipe de campo. Uma demanda antiga e fundamental aguardada pelo Primaves era a presença de um médico veterinário com o objetivo de realizar atividades de prevenção e promoção a saúde dos animais de forma planejada e contínua.

Com o tempo, surgiu o Convidas, mantenedor do local. Assim, a entidade adquiriu seu atual formato de mantenedor da fauna silvestre aberto para animais encaminhados em razão de apreensões decorrentes de crimes como caça, contrabando e maus tratos, ou de irregularidades como posse ilegal e precariedade de custódia. Atualmente, o abrigo conta com 219 primatas e diversas aves silvestres, ambos oriundos das situações de maltrato animal ou vítimas de acidentes naturais.

Além da presença de um Médico Veterinário, a parceria IMED & Primaves permitiu a estruturação de um ambulatório e enfermaria no local. Dessa forma, todos procedimentos relacionados a saúde dos animais poderão ser realizados no local, sem a necessidade de remoção dos animais, permitindo assim maior conforto e bem-estar às espécies envolvidas.

“O acordo surgiu a partir da aspiração de dar consistência operacional ao setor de prevenção e saúde dos animais do Primaves, por meio de uma cooperação efetiva, visando o desenvolvimento das atividades acadêmicas inerentes à área da Medicina Veterinária”, destaca o presidente do Convidas, Nestore Codenotte.

Assinatura do Convênio: Nestore e Deniz

 

Para o Coordenador do Curso de Medicina Veterinária da IMED, o Médico veterinário Dr. Deniz Anziliero, o convênio é fundamental para a proteção da fauna silvestre, uma vez que os estudantes têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula na prática. Deniz destaca que a colaboração agrega qualidade ao curso dentro do que é chamado de Saúde Única, ou seja, a atuação do profissional Médico Veterinário para a união indissociável entre a saúde animal, humana e ambiental. 

Nos últimos meses, a IMED vem estabelecendo diversos convênios de parceria como este, com os melhores players da área. Estas ações fazem parte da estratégia da instituição em proporcionar a excelência academia, uma marca da Instituição. Segundo a Coordenadora de Laboratórios da IMED, Patrícia Rodrigues, a comunidade pode aguardar por interessantes novidades para os próximos meses em relação ao curso.

Com uma proposta diferenciada de ensino, curso de Medicina Veterinária da IMED utiliza ambientes de aulas práticas desde o primeiro semestre em todas as suas disciplinas, proporcionando vivências reais e muita aplicabilidade dos conteúdos discutidos em sala de aula. Além disso, a inovação no ensino em sala de aula tem sido uma novidade do curso na região.

 

*Colaboraram com a matéria: Deniz Anziliero, Nestore Codenotte e Patrícia Rodrigues.

*Fotos: Francine Tiecher

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia