05/11/2019
Curso de Enfermagem oferece aulas práticas desde o primeiro semestre

Por: Eduarda Ricci Perin

Estrutura do Hospital Escola e laboratórios são utilizados para o contato direto dos acadêmicos com a prática profissional

Os alunos do curso de Enfermagem da IMED contam com uma ampla estrutura para as aulas práticas, que são ministradas desde o primeiro semestre do curso. No Hospital Escola, estrutura da IMED dentro do Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo, os acadêmicos vivenciam o dia a dia de um profissional de Enfermagem ao ter contato com a estrutura, com a equipe e com os pacientes do HC. Já nos laboratórios práticos, os alunos podem aprender com simuladores tecnológicos, que reproduzem reações do corpo humano.

Para a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Andressa Rebequi, os espaços são altamente estruturados para atender as demandas dos alunos e promover a prática profissional desde o início da graduação. “Além do diferencial dos espaços, os alunos têm a possibilidade de colocar em prática habilidades fundamentais do enfermeiro, como a comunicação, o comportamento, o empreendedorismo e a tecnologia”, destaca.

De acordo com a coordenador do curso, o mercado de trabalho na área da Enfermagem está em crescente expansão. “São inúmeras as possibilidades de atuação do enfermeiro. Os campos de trabalho mais comuns ocupados para quem escolhe esta profissão são em unidades básicas de saúde, hospitais e clínicas. Mas a carreira pode ir muito além. Conhecer todas as possibilidades da profissão é importante para definir o que você deseja para o futuro”, explica.

Os conteúdos do curso estão divididos em Ciências Biológicas, Humanas e Sociais e de Enfermagem. “Em caráter inovador, destacam-se os projetos interdisciplinares, distribuídos, na forma de disciplinas, ao longo da grade curricular. Essas disciplinas serão desenvolvidas utilizando metodologias ativas, de forma a aplicar os conteúdos específicos do curso, integrados ao desenvolvido das competências previstas no perfil do egresso”, destaca a professora.

Perfil do profissional
O enfermeiro graduado pela IMED terá formação generalista, humanística, crítica e reflexiva, com competências e habilidades para atuar em todos os níveis de complexidade de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico e respeitando os preceitos éticos no exercício de suas funções e os princípios do Sistema Único de Saúde – SUS. O profissional estará apto a atuar em todas as fases do processo saúde-doença: promoção, proteção, prevenção e recuperação da saúde do indivíduo, do grupo familiar ou da coletividade. Além disso, o egresso do curso de enfermagem será capaz de conhecer e intervir nas situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico do país, e em especial, da 26ª região em que está inserido.

Processo Seletivo IMED
A IMED está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2020, oferecendo 1.062 vagas para os cursos Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia e Psicologia no campus Passo Fundo e 390 vagas para os cursos Arquitetura e Urbanismo, Direito, Engenharia Civil, Odontologia e Psicologia no campus Porto Alegre. A prova ocorrerá no dia 09 de novembro de 2019, com início às 8h30min e término às 12h30m. As inscrições devem ser realizadas no site seletivo.imed.edu.br, até às 23h59min do dia 07 de novembro.