01/08/2019
Curso de Direito promove gamificação em sala de aula

Por: Eduarda Ricci Perin

Disciplina de Responsabilidade Civil utiliza dinâmicas e características dos jogos para engajar, motivar e facilitar o aprendizado

Gamificar significar trazer elementos dos jogos para dentro de atividades comuns do dia-a-dia. A gamificação, quando bem articulada, ludifica e gera engajamento. É com este objetivo que o curso de Direito da IMED promove a disciplina de Responsabilidade Civil, que promove dinâmicas para estimular a aprendizagem através da gamificação.

De acordo com o coordenador do curso e professor da disciplina, Iuri Bolesina, as atividades propostas convidam os alunos a jogar - individualmente, em duplas e em equipe. “São dinâmicas que simulam fases e níveis com progressão de dificuldade, geram pontos, liberam medalhas, estimulam a ousadia e, também, pois não poderia falta, brincam com a sorte e o azar.”, conta. As atividades ocorrem na sala de aula física e virtual, nas redes sociais e na comunidade.

Segundo ele, todas as dinâmicas são voluntárias. Contudo, quanto maior for o engajamento no atendimento dos desafios, maior é a chance dos alunos conquistarem os prêmios. Nesta edição participam cerca de 70 alunos, divididos em 10 equipes.

Para a supervisora de Ensino e Aprendizagem da IMED, Kelen Camargo dos Santos, a metodologia de gamificação utilizada na disciplina de Responsabilidade Civil, ministrada pelo professor Iuri, eleva o progresso nos estudos, incentivando à autonomia e o engajamento dos alunos.

Segundo ela, a instituição tem como princípio a adoção de modelos acadêmicos-pedagógicos voltados a inter-relação entre teoria e prática e, por isso, evidencia em seu Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2018-2022 que a Aprendizagem Ativa, o Ensino Híbrido e o Empreendedorismo constituem os pilares de um processo de ensino e aprendizagem inovador e diferenciado.

“O uso de metodologias ativas em sala de aula atende as mudanças que hoje estão ocorrendo no cenário da educação, revolucionando a maneira de aprender e ensinar, tornando as aulas mais interessantes. O professor deixa de ser só um transmissor de conteúdo e se coloca no papel de “facilitador” e “problematizador” e o aluno assume o papel de protagonista no processo de aprendizagem”, destaca.

De acordo com o professor Iuri, as atividades realizadas pela disciplina contam com oito apoiadores: Cinelaser, Don Juan Moda Homem, GFS - Advocacia Criminal, Royal Trudel, Trama de Panos, Livraria Delta, Ukulele e IMED.