17/06/2019
Convênio entre IMED e Santa Casa irá oportunizar internato a alunos de Medicina

Por: Karen Vidaleti

Parceria busca qualificar a formação acadêmica por meio da prática em hospital de alta complexidade

A IMED e a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre firmaram termo de cooperação, que possibilita aos alunos de Medicina realizarem um dos ciclos do internato - que corresponde ao estágio curricular obrigatório do curso - nos hospitais da instituição de saúde. O convênio permite o intercâmbio de 12 estudantes, para cumprir um período de 12 semanas na Capital, desempenhando atividades práticas e aprofundando o conhecimento em áreas como Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Pediatria, sob a supervisão e acompanhamento de profissionais da casa.

Com duração de quatro semestres, o internato médico da IMED abrange três níveis de complexidade: baixa, que ocorre no Hospital Santo Antônio, de Tapejara, no Hospital São Paulo, de Lagoa Vermelha, e Hospital Cristo Redentor, em Marau; média, no Hospital de Clínicas de Passo Fundo; e, agora, alta complexidade, na Santa Casa de Porto Alegre.  “Temos a convicção de que a Santa Casa qualifica o nosso internato e permite ao aluno a exposição a uma aprendizagem em alta complexidade, em um hospital com vários centros de tratamento específicos”, afirma o coordenador do Curso de Medicina da IMED, Luiz Artur Rosa Filho.

A assinatura do convênio ocorreu na sexta-feira (14), com a presença do diretor Médico e de Ensino e Pesquisa da Santa Casa, Antonio Nocchi Kalil; do diretor de Operações, Oswaldo Luis Balparda; da supervisora da área de Ensino, Gisele Mattos; do vice-presidente Acadêmico da IMED, William Zanella; e do diretor do Campus Porto Alegre, Marc Deitos. “Temos a preocupação de que, dentro do internato, os alunos possam circular por três realidades distintas (baixa, média e alta complexidade) e entender as dificuldades que enfrentarão para fazer suas atividades. Por isso, buscamos estreitar essa relação com a Santa Casa”, observa Zanella.

Além dessa parceria, há, ainda, a estimativa de que o convênio firmado abra portas para o desenvolvimento de outras atividades em conjunto.

Santa Casa

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre é o mais antigo hospital do Rio Grande do Sul e é reconhecido pela modernidade de seus processos e equipamentos. O complexo é formado por nove hospitais, destinados à prestação de serviços assistenciais. A cada ano, realiza uma média de 6 milhões de atendimentos. O quadro de colaboradores reúne mais de 4 mil profissionais e o corpo clínico, 2.400.