Por: Francine Tiecher
Tweet (Gincana do Curso de Medicina Veterinária reuniu cerca de 70 estudantes no último sábado (26/10)
Com o intuito de proporcionar aos estudantes experiências multidisciplinares, por meio da utilização de estratégias de ensino e aprendizagem dentro da graduação, o Curso de Medicina Veterinária da IMED reuniu no último sábado (26/10), mais de 70 acadêmicos durante a 3ª edição da Copa Sisson.
A atividade, que aconteceu no Laboratório de Vivências Práticas do Curso, relacionou teoria e prática em forma de gincana, onde os estudantes primaram pelo uso do bem-estar animal e foram desafiados em assuntos vistos durante as disciplinas de Anatomia dos Animais Domésticos I e II, Bioquímica, Fisiologia, Histologia e Microbiologia.
“A Copa Sisson, agora na sua terceira edição, trata-se de um evento que envolve os semestres iniciais do curso de medicina veterinária é uma gincana integrativa que envolve algumas disciplinas, onde os alunos são divididos em equipes e passam por uma série de competições envolvendo os conteúdos destas disciplinas. Nós professor compreendemos e sentimos a necessidade dessas atividades, pois sabemos da importância de metodologias ativas e inovadoras, que coloquem o aluno como protagonista na formação do seu conhecimento. Então, além deles exercitarem uma série de conteúdos que já foram vistos na sala de aula, esses eventos promovem também a integração entre os semestres iniciais e também a integração dos alunos com professores e demais funcionários. Esse é um evento que a gente coloca como um dos principais na nossa agenda do semestre, na Medicina Veterinária, e sempre temos excelentes resultados e excelentes feedbacks dos alunos, e por isso continuaremos sempre assim”, comenta a professora Lygia.
A Copa leva esse nome pois Septimus Sisson é o nome do autor que juntamente com James Daniels Gronssman desenvolveram um dos mais completos livros sobre anatomia veterinária e é a bibliografia base para as disciplinas de Anatomia dos Animais Domésticos nos cursos de Medicina Veterinária.
“A Copa Sisson é extremamente importante porque ela consegue fazer com que as disciplinas iniciais do curso sejam trabalhadas de maneira diferente. Então, onde já foi passada essa disciplina na parte teórica e prática, então os alunos têm a capacidade e a oportunidade de relacionarem todo o conhecimento adquirido de uma forma diferente e desafiadora, e ao mesmo tempo eles conseguem interagir. Além disso, essa atividade permite que os alunos consigam ensinar os outros a aprender de uma forma diferente, sendo o professor somente o que está manejando todo o processo. Os próprios estudantes estarão sempre à frente, proporcionando aos outros colegas de curso um conhecimento de forma diferente. Esse também é um momento onde todos tem a oportunidade de conviver, passar um tempo juntos, conhecer os alunos e professores mais de perto, pois futuramente serão colegas de profissão, muitas vezes sócios, ou até serem indicados um pelos outros a alguma oportunidade de emprego. Então a gente consegue relacionar tudo isso de uma forma interativa, agradável e extremamente proveitosa pra todo mundo”, destaca o professor Matheus.
Todas as atividades foram desenvolvidas e supervisionadas por, pelo menos, um dos professores: Dr. Giovani Jacob Kolling, Dra, Lygia Maria Mouri Malvestio, Dr. Matheus Pedrotti De Cesaro e Dr. Deniz Anziliero.
Confira as equipes ganhadoras da atividade, que irão ter o acréscimo de nota nas disciplinas, ao final do semestre:
1º lugar - grupo composto pelos estudantes Allan Casarotto, Edson Matheus R. Rien, Elisete S. B. Hennerich, Gustavo Camejo Silva, Júlia Cesar da Silva, Larissa E. de V. Ritter, Patrícia M. Dickel e Sarah M. Müller.
2º lugar – equipe composta pelos acadêmicos Aline L. R. Rovani, Bianca L. S. Gomes, Francine Tiecher, Jaíne Pereira, Kaoana de Souza, KIevilin Gabriel, Marlon H. Bernardi e Matheo B. de Toffol.
3º lugar – grupo formado pelos alunos Amanda L. de Mello, Camila P. Fontana, Caroline Cadori, Gabriel S. Dall Agnol, Renan Kopp, Lissandra V. da Silva e Wandryck C. Dotti.
10
dez
Cerimônia ocorre no dia 4 de janeiro na Arena Gran Palazzo em Passo Fundo
9
dez
Programação especial irá recepcionar interessados na Especialização em Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial
9
dez
Arquiteto é um dos responsáveis pelo escritório equatoriano, que trabalha com o conceito “Hacer con pouco”
9
dez
Aula aberta promovida pelo Mestrado em Administração será realizada nesta terça-feira, no LMI