12/04/2019
Conhecendo os desafios da profissão

Por: Paula Steffenon

Alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da IMED realizam visita técnica em empresa de tecnologia da informação

O mercado de trabalho se torna cada vez mais desafiador para os novos profissionais. Dessa forma, no seu novo currículo, a IMED implementou disciplinas de desafios, entre elas, a de Desafios da Profissão.  Nesta disciplina, o aluno é motivado a conhecer o curso e a profissão, as possibilidades de atuação, ética profissional, além de desenvolver competências e habilidades que atendam às necessidades globais do mercado.

Nos cursos de Administração e Ciências Contábeis, os alunos têm a oportunidade conhecer na prática, sendo através do diálogo com profissionais em sala de aula ou em visitas técnicas, o funcionamento do mercado e a atuação profissional nas mais variadas áreas. Nessa semana, mais de 60 alunos de ambos os cursos, realizaram uma visita técnica na empresa Atua Sistemas de Informação. Situada em Passo Fundo, a empresa opera em três pilares da Tecnologia da Informação (TI): softwares para transportadoras, desenvolvimento web e Linux.

O Coordenador de Administração da IMED, professor Guilherme Moraes Vargas, explica que o objetivo da visita foi mostrar aos alunos as várias possibilidades de atuação do profissional de Administração e de Ciências Contábeis nas diferentes áreas do mercado.  A atividade foi dividida em dois momentos, primeiro uma conversa com o Diretor da Atua, Álvaro de Melo e depois com o Gerente do Suporte, Claudir Machado de Araujo, que falou sobre os desafios da profissão do administrador.

Para a professora Raquel Schmitz, que ministra a disciplina de Desafios da Profissão para o curso de Ciências Contábeis, os alunos puderam conhecer um outro campo além da tradicional atuação, como contador de uma empresa, escritório próprio, auditor ou perito. “Ele pode trabalhar como um gestor de uma área de tecnologia, por exemplo. Empresas de software buscam esses profissionais para auxiliar em parametrizações, em processos de gestão que é hoje um desafio nas empresas, onde cada sistema e adaptado e adequado à realidade de cada segmento. Os profissionais de contábeis contribuem tanto em parametrização da tributação, em processos de gestão, em parametrização da contabilidade e especialmente para o avanço de análises gerenciais que foi também muito enfatizado pelo sócio proprietário da empresa. Ele reforçou que há uma demanda muito grande de profissionais com perfil gerencial que consigam dialogar com sócios e gestores de empresas a fim de auxiliar na gestão através da análise gerencial de informações econômicas financeiras para a tomada de decisões estratégicas”, diz Raquel.

Foi dentro da Atua que surgiu a startup, Pila Digital, um aplicativo que pode ser baixado no celular e que o usuário transfere créditos da sua conta bancária para o Pila e utiliza o valor para pagar contas nos estabelecimentos credenciados, por meio da leitura de QR Code. “O sócio da Atua colocou aos alunos que dentro das próprias empresas podem surgir novas ideias de negócio e que não estão relacionadas ao carro chefe do negócio deles, mas que podem acontecer e se desenvolver e que, a partir daí, podem ganhar o mundo”, comentou Guilherme.

O professor Guilherme também enfatiza que a formação profissional ofertada na IMED é de um profissional que atenda às necessidades do mercado e que transforme a realidade em que vive, por meio da propostas e soluções para a resolução de problemas.

Para o aluno de Administração, Letieri Teixeira Silva, ficou evidente a importância do administrador na empresa. “Através da visita técnica, foi possível evidenciar o papel vital dos profissionais da área da administração no sucesso da empresa. Bem como, as atribuições dos administradores dentro da organização e o perfil profissional que a empresa está buscando no mercado atualmente”, destaca.

Fotos: Divulgação/ Atua Sistemas de Informação