25/06/2020
Congresso de Stress da ISMA-BR reúne pesquisadores de forma online em três dias de evento

IMED é uma das apoiadoras científicas do evento, que está em sua 20ª edição

Gestores e trabalhadores têm enfrentado crescentes desafios como a desaceleração da economia global, o aumento do estresse no trabalho, a insegurança em relação à estabilidade no emprego e níveis epidêmicos de doenças crônicas. Avaliar os riscos e oportunidades para um trabalho mais saudável e identificar os elementos essenciais para o sucesso de programas de bem-estar e saúde são ações preventivas imprescindíveis.

Para os trabalhadores, os danos dos excessos extrapolam a esfera profissional, causando insatisfação e adoecimento. Para as empresas, elevam os custos com tratamentos médicos, absenteísmo e baixa produtividade.

Esse é o principal foco de debates do Congresso de Stress da ISMA-BR, que reúne até o fim desta quinta-feira (25), pesquisadores internacionais e brasileiros, de forma online, em três dias de evento, em razão da pandemia.

Paralelamente ao Congresso, que está em sua 20ª edição, ocorrem também o 22º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, o 12º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública e o 12º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público.

A IMED, que é uma das apoiadoras científicas do evento, tem como representante a professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da instituição (PPGP), Dra. Vanessa Rissi, integrando a comissão científica, responsável pela avaliação dos trabalhos apresentados.

“A parceria entre a IMED e a ISMA-BR é importante pois é um evento internacional, que coloca em debate questões essenciais para o mundo do trabalho contemporâneo: a saúde dos trabalhadores. No Programa de Pós-graduação em Psicologia da IMED (PPGP), temos vários projetos de pesquisa em andamento que congregam os mesmos interesses do escopo do evento. Então, é uma oportunidade ímpar de acessarmos parcerias internacionais e divulgarmos as evidências científicas que temos produzido, aqui na IMED”, destaca Vanessa.

Entre os destaques desta edição do evento, está a participação da psicóloga americana Jeannie Nigam, PhDc (EUA), consultora do Escritório de Saúde Total do Trabalhador® do Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional (NIOSH), parte dos Centros Americanos para o Controle de Doenças (CDC), onde também é uma das coordenadoras do Projeto Trabalho Saudável e Bem-estar.