Comunicação

Notícias

VOLTAR
22/10/2021
Como não amarelar na entrevista de emprego e garantir sua vaga

Por: Eduarda Perin

() comentários

Assunto esteve em pauta em mais uma edição do #TeuFuturoTech

 

Você está em uma sala, sentado, frente a frente ao recrutador da empresa que você sonha trabalhar. As mãos suando, os pés balançando e o pensamento a mil: “E se eu gaguejar?” “Será que vão gostar do meu currículo?”, “Como eu posso me destacar?”.

Se você já passou pela primeira entrevista de emprego, você deve ter se identificado com esta cena. O momento é de expectativa e nervosismo e, ao mesmo tempo, de conquista. Afinal, é por meio da entrevista que a tão sonhada vaga de emprego ou estágio se torna realidade.

“Como não amarelar na entrevista de emprego e garantir sua vaga” foi o tema de mais uma edição do #TeuFuturoTech. Para compartilhar dicas preciosas para os estudantes que buscam um espaço no mercado, o evento contou com a participação de recrutadores de grandes empresas de tecnologia: Branca Adaime, head de People Hub na Meta, Fernando Marcondes, head de Talent Management na Compasso UOL, e Inês Taimara de Meira, coordenadora de Gestão de Pessoas na Digital Business.

 

Dicas de ouro 
Com experiência de nove anos na área de recrutamento e seleção, a coordenadora de Gestão de Pessoas na Digital Business, Inês Taimara de Meira, compartilhou dicas para quem está iniciando sua carreira: “Primeiro, defina seu objetivo. Faça perguntas básicas a você mesmo: o que eu quero para a minha carreira? Onde eu almejo trabalhar?”, disse Inês. 

Após definir o objetivo profissional, chegou a hora de estudar, aprender novos idiomas, adquirir experiência e desenvolver habilidades como comunicação, flexibilidade e trabalho em equipe. 

A coordenadora de Gestão de Pessoas, que nos últimos anos se dedica exclusivamente ao recrutamento para a área de TI, destaca que o desenvolvimento do inglês também é importante para abrir o leque de possibilidades, “O setor de TI oferece diversas oportunidades tanto no Brasil, quanto no exterior”, comentou.  

 

Na hora da entrevista…
A coerência é um dos pontos avaliados pelos recrutadores na hora da entrevista, segundo a head de People Hub na empresa Meta, Branca Adaime: “A conexão entre o que a pessoa fala e os exemplos ela traz, a transparência, a facilidade de se comunicar e o interesse em estar ali são as coisas que mais pesam na hora da entrevista”.

Outra característica que destaca o candidato é a proatividade: “Conheça seus talentos e facilidades, pesquise as empresas e programas de estágio e se conecte com as organizações e os profissionais antes da entrevista por meio do Linkedin ou outras redes”, destacou.

Branca ainda compartilhou sobre as oportunidades que a Meta oferece para estudantes: o programa de estágio voltado a alunos do ensino superior e técnico na área da tecnologia, e o programa Jovem e Tecnologia, oferece aos adolescentes do ensino fundamental e médio uma oportunidade de carreira na área de tecnologia, por meio de formação inicial. 

 

Paixão pelo o que faz
O head de Talent Management, Delivery Center PF e Compasso Academy, Fernando Marcondes, atua há mais de 20 anos na empresa Compasso UOL. Para ele, demonstrar interesse e paixão pelo o que faz é a chave do sucesso: “A minha dica para que vocês se deem muito bem em qualquer entrevista: sejam super transparentes, falem com o coração e tenham paixão pela área de TI. Dessa forma vocês vão se dar bem em qualquer tipo de empresa”, destacou.

Há dois anos atuando diretamente na gestão de talentos da empresa, Fernando também compartilhou a iniciativa Compasso Academy, que seleciona estudantes de ensino superior e oferece bolsas de estudo para cursos de curta duração. Segundo ele, os estudantes são treinados e adquirem conhecimento sobre as tecnologias mais utilizadas pela Compasso, além de aprenderem sobre cultura ágil aplicada a projetos de transformação digital. Ao concluir a formação do programa, os destaques são contratados pela empresa. Em 2020, foram 200 bolsas oferecidas. Neste ano, a Compasso está próxima de completar 1.000 bolsas de estudo e, em 2022, a expectativa é oferecer 2.000 bolsas para estudantes de todo Brasil. 

Assista o bate-papo completo:

 

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia