15/07/2020
Com foco em inovação, IMED investe na modernização de seus campi

Por: Karen Vidaleti

Instituição mantém os planos de expansão e acelera projetos que buscam qualificar e ampliar sua infraestrutura em Porto Alegre e Passo Fundo

Apesar do cenário socioeconômico provocado pela pandemia, a IMED optou por manter o investimento previsto na modernização de seus campi, localizados em Porto Alegre e Passo Fundo. O movimento faz parte dos planos de expansão da instituição, que decidiu, ainda, acelerar os processos, a fim de reduzir o impacto no dia a dia da comunidade acadêmica e da vizinhança ao seu entorno. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 10 milhões. Com a decisão, a IMED reforça sua aposta na educação de excelência, bem como o compromisso em proporcionar ambientes de inovação e de estímulo ao empreendedorismo.

O investimento, aprovado ainda em dezembro de 2019, faz parte do Plano Estratégico de Inovação, que prevê a realização de uma série de empreendimentos e aquisição de equipamentos financiados junto à Finep (Financiadora de Inovação e Pesquisa). “Além da obra civil, máquinas, equipamentos de informática e custeio de mão-de-obra, o projeto prevê consultoria, treinamentos e softwares para tangibilizar e promover o Ensino Híbrido, a Aprendizagem Ativa e a Educação Empreendedora, pilares que sustentam a estratégia educacional da IMED”, explica a vice-presidente administrativa da Instituição, Marilú Benincá de David.

Entre as novidades estão quatro novos Laboratórios de Metodologias Inovadoras

A qualificação dos espaços físicos é um dos benefícios do projeto, que ainda deve garantir maior mobilidade, conforto e tecnologia aos nossos alunos e professores, para as práticas de ensino de todos os cursos e linhas de negócios da Instituição. Em Passo Fundo, as obras e reformas iniciaram em março deste ano, no térreo do Bloco A e Pátio, e compreendem um total de 2.370 m². Estão previstas a construção de quatro novos laboratórios de metodologias inovadoras (LMIs), biblioteca, sala de pesquisa, salas de apoio, salas de aula, laboratório de informática, sanitários, novo espaço para café, além da reforma do pátio interno. A conclusão da obra está prevista para outubro/2020.

Na capital gaúcha, a reforma resultou na reestruturação, renovação de mobiliário e equipamentos para os ambientes que abrigam a operação digital IMED Online, o Núcleo de Práticas Jurídicas (Nujur), FabLab e LMI, além da reforma e incorporação ao campus de mais cinco salas de aula, climatizadas e equipadas. Os espaços já foram entregues à comunidade acadêmica e poderão ser utilizados pelos estudantes de todos os cursos da unidade.

Com projeto arquitetônico assinado pelo arquiteto Arjuna Turcarelli, do escritório Mola Arquitetura, a instituição irá não só adequar a infraestrutura física como também unificar a identidade visual dos campi nas duas cidades. “Os investimentos que a IMED vem implementando seguem as exigências do novo contexto educacional e das estratégias acadêmicas da nossa instituição, e visam melhor atender às necessidades de inovação e de qualificação do processo de ensino aprendizagem se constituindo uma prática contínua na melhora da infraestrutura para nossa comunidade acadêmica”, conclui Marilú.