14/05/2019
Cinco desafios para desenvolver competências

Por: Paula Steffenon

Disciplina de Desafios da Comunicação

Grade Curricular da IMED integra cinco disciplinas interdisciplinares

A formação profissional exige muito mais do que o conhecimento técnico. É preciso também ter competências e habilidades para a atuação no mercado de trabalho. Dessa forma, atenta a essa necessidade, todos os cursos de graduação da IMED oferecem na sua grade curricular disciplinas de desafios interdisciplinares, são eles: desafios da profissão, de comunicação, de comportamento, de tecnologias e inovação, e de empreendedorismo.

Os desafios foram estruturados com o objetivo de desenvolver competências necessárias para os profissionais do futuro, tais como resolução de problemas reais, tomada de decisão, criatividade, trabalho em equipe, saber comunicar com excelência e ter conhecimento tecnológico. “Nesses desafios, os alunos são provocados a resolver algum tipo de problema para a vida prática das pessoas. É a possibilidade de desenvolver nos nossos alunos um raciocínio lógico, prático, a partir da resolução de problemas reais. É o momento para conhecer realidades, problematizar realidades e um momento para apresentar alternativas diante das situações que vão surgindo”, explica o Diretor de Graduação, Luiz Ronaldo de Oliveira.

Neste contexto, os desafios do mundo profissional são apresentados durante a graduação. No curso de Medicina Veterinária, por exemplo, na disciplina de Desafios da Profissão os estudantes são motivados a desenvolverem competências a partir do relato de experiências com profissionais do mercado. Já na disciplina de Desafios da Comunicação, os estudantes são instigados a desenvolverem a comunicação com excelência. “Nesta disciplina, trabalhamos a comunicação oral e escrita. Na escrita, trabalhamos a construção de textos acadêmicos, textos informais, como se escreve um e-mail formal, ofícios, relatórios, como redigir um parágrafo padrão para responder uma questão, base de dados e seleção de informações confiáveis. Na comunicação oral, é trabalhado a linguagem corporal e as técnicas de oratória, entrevistas, apresentação em público. Por exemplo, toda a aula os acadêmicos gravam um vídeo sobre um tema especifico usando as técnicas de oratórias”, explica o Coordenador do Curso de Medicina Veterinária, Deniz Anziliero.

Os cinco desafios

Desafios da Profissão:
As principais competências desenvolvidas nessa disciplina são a proatividade e comprometimento. Agir com ética, cidadania e valorização da diversidade. Entre os objetivos de aprendizagem estão conhecer o curso e a profissão, além das possibilidades de atuação profissional. Aplicar a ética profissional em uma situação simulada e ainda criar proposta de solução de adversidades profissionais na área de atuação.

Desafios de Comunicação: As principais competências desenvolvidas são comunicar com excelência de forma oral e escrita; cooperar e trabalhar em equipe. Entre os objetivos de aprendizagem são destaque a capacidade de buscar e avaliar as fontes de informação e sua relevância em diferentes contextos; analisar, sintetizar e argumentar de forma oral e escrita; capacidade de criar argumentação lógica; e criar uma produção objetiva e eficaz com conteúdos relevantes.

Desafio de Comportamento: As principais competências desenvolvidas são cooperar e trabalhar em equipe; e ter proatividade e comprometimento. Entre os objetivos de aprendizagem são frisados a capacidade de avaliar e planejar as suas possibilidades de atuação profissional; avaliar a ética profissional em uma simulação real; e criação do seu Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).

Desafios de Tecnologias e Inovação: As principais competências desenvolvidas são ter fluência tecnológica; e propor soluções inovadoras para problemas reais. Entre os objetivos de aprendizagem destacam-se a compreensão sobre o funcionamento das tecnologias digitais (analógico-digital, dado/informação/conhecimento, dados local/nuvem); identificação e reflexão sobre problemas reais a partir de base de dados científicas e pesquisa de mercado; criar protótipos de alta fidelidade para solução dos problemas usando tecnologias digitais; e validar protótipos com usuários reais e banca com público externo.

Desafios de Empreendedorismo: As principais competências desenvolvidas são propor soluções inovadoras para problemas reais; ter proatividade e comprometimento; e cooperar e trabalhar em equipe. Entre os objetivos de aprendizagem estão a compreensão do empreendedorismo como competência humana em vários contextos; aplicação de métodos de criação, desenvolvimento e validação de modelos de negócios reais e inovadores; avaliar suas entregas e de seus pares, identificando inconsistência e lacunas e propondo melhorias; e criar em equipe, um modelo de negócio, um protótipo e uma apresentação, que resolvam um problema real e sejam avaliados por seus usuários e banca com público externo.

Vestibular IMED

A IMED está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2019. Para esta edição estão sendo ofertadas mais de 1300 vagas nos Campi de Passo Fundo e Porto Alegre.

A prova ocorrerá no dia 01 de junho de 2019, com início às 8h e 30min. As inscrições devem ser realizadas no portal vestibular.imed.edu.br, até às 23h59min do dia 29 de maio de 2019.

Para saber mais, clique AQUI.