Comunicação

Notícias

VOLTAR
14/05/2019
Cinco desafios para desenvolver competências

Por: Paula Steffenon

() comentários

Disciplina de Desafios da Comunicação 

 

Grade Curricular da IMED integra cinco disciplinas interdisciplinares

A formação profissional exige muito mais do que o conhecimento técnico. É preciso também ter competências e habilidades para a atuação no mercado de trabalho. Dessa forma, atenta a essa necessidade, todos os cursos de graduação da IMED oferecem na sua grade curricular disciplinas de desafios interdisciplinares, são eles: desafios da profissão, de comunicação, de comportamento, de tecnologias e inovação, e de empreendedorismo.

Os desafios foram estruturados com o objetivo de desenvolver competências necessárias para os profissionais do futuro, tais como resolução de problemas reais, tomada de decisão, criatividade, trabalho em equipe, saber comunicar com excelência e ter conhecimento tecnológico. “Nesses desafios, os alunos são provocados a resolver algum tipo de problema para a vida prática das pessoas. É a possibilidade de desenvolver nos nossos alunos um raciocínio lógico, prático, a partir da resolução de problemas reais. É o momento para conhecer realidades, problematizar realidades e um momento para apresentar alternativas diante das situações que vão surgindo”, explica o Diretor de Graduação, Luiz Ronaldo de Oliveira.

Neste contexto, os desafios do mundo profissional são apresentados durante a graduação. No curso de Medicina Veterinária, por exemplo, na disciplina de Desafios da Profissão os estudantes são motivados a desenvolverem competências a partir do relato de experiências com profissionais do mercado. Já na disciplina de Desafios da Comunicação, os estudantes são instigados a desenvolverem a comunicação com excelência. “Nesta disciplina, trabalhamos a comunicação oral e escrita. Na escrita, trabalhamos a construção de textos acadêmicos, textos informais, como se escreve um e-mail formal, ofícios, relatórios, como redigir um parágrafo padrão para responder uma questão, base de dados e seleção de informações confiáveis. Na comunicação oral, é trabalhado a linguagem corporal e as técnicas de oratória, entrevistas, apresentação em público. Por exemplo, toda a aula os acadêmicos gravam um vídeo sobre um tema especifico usando as técnicas de oratórias”, explica o Coordenador do Curso de Medicina Veterinária, Deniz Anziliero.


Os cinco desafios

Desafios da Profissão:
As principais competências desenvolvidas nessa disciplina são a proatividade e comprometimento. Agir com ética, cidadania e valorização da diversidade. Entre os objetivos de aprendizagem estão conhecer o curso e a profissão, além das possibilidades de atuação profissional. Aplicar a ética profissional em uma situação simulada e ainda criar proposta de solução de adversidades profissionais na área de atuação.

Desafios de Comunicação: As principais competências desenvolvidas são comunicar com excelência de forma oral e escrita; cooperar e trabalhar em equipe. Entre os objetivos de aprendizagem são destaque a capacidade de buscar e avaliar as fontes de informação e sua relevância em diferentes contextos; analisar, sintetizar e argumentar de forma oral e escrita; capacidade de criar argumentação lógica; e criar uma produção objetiva e eficaz com conteúdos relevantes.

Desafio de Comportamento: As principais competências desenvolvidas são cooperar e trabalhar em equipe; e ter proatividade e comprometimento. Entre os objetivos de aprendizagem são frisados a capacidade de avaliar e planejar as suas possibilidades de atuação profissional; avaliar a ética profissional em uma simulação real; e criação do seu Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).

Desafios de Tecnologias e Inovação: As principais competências desenvolvidas são ter fluência tecnológica; e propor soluções inovadoras para problemas reais. Entre os objetivos de aprendizagem destacam-se a compreensão sobre o funcionamento das tecnologias digitais (analógico-digital, dado/informação/conhecimento, dados local/nuvem); identificação e reflexão sobre problemas reais a partir de base de dados científicas e pesquisa de mercado; criar protótipos de alta fidelidade para solução dos problemas usando tecnologias digitais; e validar protótipos com usuários reais e banca com público externo.

Desafios de Empreendedorismo: As principais competências desenvolvidas são propor soluções inovadoras para problemas reais; ter proatividade e comprometimento; e cooperar e trabalhar em equipe. Entre os objetivos de aprendizagem estão a compreensão do empreendedorismo como competência humana em vários contextos; aplicação de métodos de criação, desenvolvimento e validação de modelos de negócios reais e inovadores; avaliar suas entregas e de seus pares, identificando inconsistência e lacunas e propondo melhorias; e criar em equipe, um modelo de negócio, um protótipo e uma apresentação, que resolvam um problema real e sejam avaliados por seus usuários e banca com público externo.

Vestibular IMED

A IMED está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2019. Para esta edição estão sendo ofertadas mais de 1300 vagas nos Campi de Passo Fundo e Porto Alegre.

A prova ocorrerá no dia 01 de junho de 2019, com início às 8h e 30min. As inscrições devem ser realizadas no portal vestibular.imed.edu.br, até às 23h59min do dia 29 de maio de 2019.

Para saber mais, clique AQUI.

QUER SABER COMO INGRESSAR NA IMED?  

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia