Como Logar?

12/09/2018
Chimarrão com Pesquisa aborda morfologia, usos e apropriações das edificações e dos espaços construídos

Por: Liliana Crivello

A IMED Passo Fundo irá realizar mais uma edição do evento Chimarrão com Pesquisa – Morfologia, usos e apropriações das edificações e dos espaços construídos, na quinta-feira (27), às 14 horas no Laboratório de Metodologias Inovadoras (LMI).

O objetivo é proporcionar um intercâmbio de informações com dois pesquisadores renomados, do Brasil e do México. Para tanto foram convidados a participar, no dia 27 de setembro, a partir das 14h às 18h o Prof. Dr. Gabriel Castañeda Nolasco com a palestra “Innovación en la vivienda social”, às 14h por videoconferência, e Profa. Dra. Renata Baesso Pereira, com a palestra "Tipologia arquitetônica e morfologia urbana. Uma abordagem histórica de conceitos e métodos", às 15h por videoconferência. Além dos dois palestrantes, alunos do PPGARQ-IMED farão apresentações sobre as respectivas pesquisas de mestrado.

De acordo com a coordenadora do Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, Caliane Almeida, o evento foi idealizado principalmente alunos do PPGARQ e da Graduação em Arquitetura e Urbanismo da IMED, mas o evento é aberto ao público interessado na temática. “A participação neste evento inicia as atividades de colaboração em conjunto entre os dois grupos de pesquisa financiados pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do México (CONACYT), “Componentes y Condicionantes de la Vivienda” (COCOVI), e o Grupo de Pesquisa Teoria e História da Habitação e da Cidade (THAC-IMED), tendo a Profa. Dra. Grace Tibério Cardoso como promotora e articuladora da integração à rede latino-americana em Habitação e Sustentabilidade”, declara.

As inscrições podem ser realizadas no site eventos.imed.edu.br, com investimento de R$ 60,00 (pacote para as quatro edições), para inscrições realizadas até o dia 19 de abril (4 inscrições no total).

R$ 20,00 (inscrição individual – ouvintes e apresentação de trabalhos) e gratuita (para convidados).

Palestrantes

Prof. Dr. Gabriel Castañeda Nolasco: Coordenador Geral de Inovação, Professor da Faculdade de Arquitetura da Universidad Autónoma de Chiapas, México (UNACH). Diretor Geral do Laboratório Nacional de Vivendas e Comunidades Sustentáveis (LNVCS). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (2008).

Renata Baesso Pereira: Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas – SP, Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Membro do grupo de pesquisa "História das Cidades: Ocupação Territorial e Ideários Urbanos" do CEATEC PUC Campinas. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação da FAU USP na área de concentração de História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo (2008).