Comunicação

Notícias

VOLTAR
18/06/2020
Aula online sustentável: Projeto neutraliza carbono emitido durante o semestre

Por: Karen Vidaleti

() comentários

Iniciativa é do professor Adroaldo Rodrigues, titular da disciplina de Direito Ambiental no Campus Porto Alegre da IMED

A primeira aula online a neutralizar carbono no Brasil é do curso de Direito da IMED Campus Porto Alegre. O projeto surgiu a partir da adaptação de experiências que promoviam atividades ecológicas na disciplina de Direito Ambiental, ministrada pelo professor Adroaldo Rodrigues, nas aulas presenciais, aplicada às aulas online. 

Para o professor, o projeto inovador e sustentável tende a ser reproduzido, pois está adequado não só aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como também aos valores da instituição. “O objetivo principal é contribuir para uma educação de qualidade, princípio 4 dos ODS, conectado com os objetivos secundários, que são:  sustentabilidade; metodologia ativa; e, empreendedorismo”, relata.

O cálculo da emissão de carbono é feito por meio de um aplicativo, já aprovado pela ONU, que quantifica a partir de critérios como, no caso, o número de pessoas, a energia dispensada e o uso de resíduos das aulas online de todo o semestre. Após, é possível neutralizar o CO2 por meio da compensação ambiental - plantando árvores de forma equivalente.

Os dados podem ser acompanhados em tempo real clicando aqui. “Por fim, esse feito possui muitas mãos: alunos, professores e coordenadores, que refletem um ganho da nossa instituição, da sociedade e do meio ambiente. É o que fazemos habitualmente, inspirados na busca da excelência”, conclui o docente.

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia