10/07/2019
Articulação Global pelo desenvolvimento de comunidades e cidades sustentáveis

Por: Eduarda Ricci Perin

Alunos do Mestrado de Arquitetura e Urbanismo da IMED participaram da CONSEC 2019 e da II Missão Internacional em Patologia, Inspeção e Desempenho de Estruturas de Concreto

O primeiro semestre de 2019 foi chave para renovar a atuação da IMED como ator social comprometido em desenvolver iniciativas globais para fomentar a melhora contínua de comunidades e cidades sustentáveis.

Em junho deste ano, a IMED, em aliança com a UniCosta e o Instituto Tecnológico em Desempenho e Construção Civil  (ITT Performance), promoveu o intercâmbio de investigadores, empresários e docentes por meio da II Missão Internacional em 'Patologia, Inspeção e Desempenho de Estruturas de Concreto e da 9ª Conferência Internacional Sobre Concreto Sob Condições Severas (CONSEC 2019).

Na ocasião os alunos do Programa de Engenharia Civil da UniCosta e do Mestrado de Arquitetura e Urbanismo da IMED (PPGARQ-IMED) tiveram a oportunidade de aprimorar os seus conhecimentos em ensaios de desempenho e laboratoriais, para a classificação e melhoria de sistemas construtivos, com foco nas patologias estruturais da infraestrutura dos edifícios de concreto e edificações históricas. Tais patologias são causadas, sobretudo, por condições ambientais severas, carregamento acidental ou vida útil prolongada.

Entre os estudos científicos apresentados na 9ª Conferência Internacional Sobre Concreto Sob Condições Severas - Ambiente e Carregamento, com estudo de casos de mais de 20 países,  estiveram os doutorandos Michel Murillo Acosta , Yina Muñoz e Hinoel Elzamis orientados pelo corpo docente da Engenharia Civil da UniCosta e Arquitetura e Urbanismo da IMED.

De acordo com a coordenadora do PPGARQ, a Profa. Dra. Caliane Almeida, tal ação vem a fortalecer as relações técnico-científicas da instituição com suas parceiras, agregando experiências e novas competências aos nossos pós-graduandos, como também para o desenvolvimento de pesquisas que contribuirão para os ciclos de inovação do desenvolvimento local de comunidades e cidades sustentáveis.

*Texto desenvolvido com a colaboração do professor Dr. Marcos Leandro Silva Oliveira, dos Cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da IMED.