Como Logar?

11/09/2018
Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo têm aula prática

Por: Liliana Crivello

Os alunos da disciplina Fundamentos Sociais para Arquitetura e Urbanismo, ministrada pelo Prof. Dr. Henrique Kujawa tiveram, na segunda feria (10) uma aula prática sobre urbanismo e habitação social no loteamento Canãa e na ocupação Valinhos II.

Segundo o professor Kujawa o objetivo da visita é compreender melhor a realidade urbana de Passo Fundo relativa às temáticas de ocupações irregulares e habitação social. “Estima-se que a cidade possui mais de 50 ocupações irregulares que abrigam milhares de passo-fundenses, realidade que não pode ficar despercebida aos olhos dos pesquisadores e nem dos futuros Arquitetos e Urbanista”, esclarece Kujawa.

Para a aluna, Débora Schaeffer, a aula foi um momento de conhecer outras realidades. “Eu gostei muito da nossa atividade no campo, pois me oportunizou conhecer as pessoas e o ponto de vista delas, assim podemos ver na prática o que estudamos em aula”, garante Débora.

Conforme a estudante, Rebeca Capelari, a ação mostrou como é o problema da habitação no município. “As duas visitas, Valinhos II e Canaã, nos abriu os olhos para o problema da habitação que muitos indivíduos enfrentam nos dias de hoje. Ter esse contato direto com essas pessoas fez com que víssemos algo diferente do que imaginávamos, como no Valinhos II, onde as condições da maior parte dos moradores é precária e de muita dificuldade. São seres humanos, pessoas de bem, e que merecem condições de vida muito melhores do que as que pudemos observar neste dia”, pondera Rebeca.

Ao mesmo tempo, o Loteamento Canaã está em fase de conclusão e entrega 210 moradias sociais construídas com financiamento do Programa Minha Casa Minha Vida – Entidades e está sendo considerado como um projeto modelo em nível nacional.

Participaram também da atividade os Mestrandos Denise Azeredo e Marcos Vinicius de Limas que tem estas temáticas como objetos de pesquisa.

Fotos: Divulgação/IMED