Comunicação

Notícias

VOLTAR
12/02/2021
Alunos desenvolvem soluções de análise e projeto de lajes

Por: Eduarda Perin

() comentários

Aplicativos foram desenvolvidos para facilitar e flexibilizar o uso de ferramentas de projeto para engenheiros civis

A indústria da construção é dinâmica, volátil e exige dos engenheiros estruturais uma grande flexibilidade no uso de ferramentas de projeto. Pensando nisso e na atual necessidade de que os engenheiros muitas vezes se tornam reféns de poderosos – e caros – softwares de projeto, os alunos Marcos Henrique Lazaroto e Wagner Marafon, ambos sob orientação do professor Me. Jackson Deliz Ditz, desenvolveram aplicativos Windows gratuitos para uso acadêmico.

O acadêmico Marcos Henrique Lazaroto desenvolveu o MLCalc, aplicativo para análise e projeto de lajes maciças e nervuradas bidirecionais de concreto armado. O programa permite que o usuário possa testar ambas as tipologias de lajes de modo a facilitar a sua tomada de decisão, emitindo os quantitativos de concreto e armadura utilizadas para várias situações de projeto.

 

 

Já Marafon criou o Protend Calc 2.0, ferramenta para análise e projeto de lajes lisas em concreto protendido. A partir de dados de entrada, o programa consegue determinar as tensões no concreto e na armadura em várias combinações de carregamentos testadas, emitindo a quantidade adequada de cordoalhas para que as premissas de projeto sejam respeitadas.

 

 

Acesse e conheça as soluções desenvolvidas pelos estudantes da IMED:

 

MLCalc:

https://www.mediafire.com/file/809x6dltydkhakf/MLCalc.rar/file

Protend Calc 2.0:

https://www.mediafire.com/file/h5vgnev61gk46tw/INSTALADOR_PROTEND_CALC_2.0.msi/file

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia