Como Logar?

12/09/2018
Alunos da Arquitetura fazem viagem de estudo

Por: Liliana Crivello

Acompanhados pelas professoras Josiane Talamini e Rafaela Citron, os alunos dos primeiros semestres do curso de Arquitetura e Urbanismo da IMED Passo Fundo passaram a terça-feira (11) na capital gaúcha. O grupo iniciou o passeio conhecendo o campus IMED Porto Alegre. Em seguida, fizeram uma caminhada pelo centro histórico, passando pelas principais edificações e espaços públicos que contam a história da cidade.

Aproveitaram a oportunidade para conhecer a recém-inaugurada Orla do Guaíba, o instituto Ling - projeto do renomado Isay Weinfeld - e a Casa Cor, onde terminaram o passeio. “Essas viagens são fundamentais para um estudante de arquitetura, uma vez que os possibilita terem experiências diferentes das que estão acostumados” diz a professora Josiane Talamini. A viagem teve como objetivo instigar os alunos a enxergarem a cidade com outros olhos e perceber todas as esferas da profissão do arquiteto. “Tentamos reunir nessa viagem o urbanismo, a história da arquitetura e a arquitetura de interiores. Esperamos que essa viagem tenha inspirado os nossos alunos e que contribua para sua formação”, comenta a professora Rafaela Citron.

De acordo com a coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Elika Ceolin, a intenção é repetir a ação com outros acadêmicos dos primeiros níveis. “Os alunos tiveram uma primeira imersão em Porto Alegre com olhos de arquitetura e puderam ouvir as análises das professoras sobre os edifícios, seus históricos, o estilo arquitetônico das principais edificações, desde o centro histórico até edificações mais contemporâneas. Esta é uma ação que queremos repetir com os primeiros níveis de ensino do curso, para ampliar o repertório de conhecimento dos estudantes, que querendo ou não é na maioria das vezes limitado a cidade ou região que moram, e fazer esta análise é importante para o desenvolvimento acadêmico dos alunos e expandir horizontes”.

Fotos: Divulgação/IMED