Como Logar?

03/12/2018
Aluna do mestrado em Administração realiza intercâmbio em Portugal

Por: Paula Steffenon

A mestranda do programa de Mestrado em Administração da IMED, Juliana Laviniki Neumann, participou de um intercâmbio na Universidade de Aveiro de Portugal. A proposta para realizar o período de intercâmbio (mestrado sanduíche) surgiu em uma conversa com o orientador, prof. Dr. Claudionor Guedes Laimer, docente da graduação. “Eu afirmei que tinha interesse em passar um tempo estudando fora do país e ele conseguiu que o prof. Dr. Carlos Rodrigues, Diretor do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, da Universidade de Aveiro me recebesse por um período de 30 dias”, conta Juliana.

Na instituição, a aluna participou de aulas e apresentou o seu projeto de dissertação onde pode discutir e aprofundar a sua pesquisa através da coleta de dados para realização de estudos comparativos entre Aveiro e Passo Fundo. “Nesse período, mantive contatos com diversos professores, especialmente, com o prof. Dr. Carlos Rodrigues, que contribuiu com orientações para o aprofundamento da dissertação e com o prof. Dr. João Marques, que contribuiu com orientações para a coleta de dados na cidade de Aveiro”, relata.

Além disso, a mestranda teve um artigo selecionado para apresentar no XVIII Encontro Internacional da Associação Espanhola de Contabilidade e Administração de Empresas realizado pelo Instituto Universitário de Lisboa, na cidade de Lisboa (Portugal). “Essa participação foi muito importante para discussões sobre a pesquisa e sugestões para a qualificar o trabalho apresentado, o que possibilitou revisar o trabalho para submissão a um periódico internacional”, salienta.

Novas pesquisas

A experiência do intercâmbio possibilitou à Juliana o desenvolvimento para novos estudos em conjunto com pesquisadores de outras instituições europeias, como por exemplo, a Universidade de Sevilha (Espanha), além de intermediar o contato entre pesquisadores de outras instituições e a IMED.

“Esse período de intercâmbio (mestrado sanduíche), apesar de curto, foi de bastante conhecimentos e que com certeza agregou muito para meu crescimento pessoal e profissional, e com certeza tem contribuindo para aprofundar minhas pesquisas. São muitas as dificuldades encontradas ao estar em um país estrangeiro, hábitos e costumes diferentes, além de estar sozinha. Mas, tudo isso é importante quando se deseja crescimento”, destaca.

Os intercâmbios

A internacionalização e mobilidade internacional são elementos indispensáveis para se atingir níveis elevados de qualidade de ensino, pesquisa e extensão.

Para a professora, Márcia Marisa Sant'Anna Perin, essa é uma das propostas que a IMED proporciona aos seus acadêmicos. “O processo de internacionalização ocorre a partir de atividades com interação de experiências e pesquisas desenvolvidas de forma cooperativa entre os pesquisadores da IMED e de outras instituições estrangeiras, em especial com a organização de eventos internacionais e/ou em parceria com outras Instituições do exterior, desenvolvimento de pesquisa e elaboração de artigos conjuntos, estabelecimento de convênios e parcerias internacionais. Dentre os Acordos de Cooperação Internacional a IMED possui, desde 2015, vínculo com a Universidade de Aveiro (Portugal) onde Juliana realizou o intercâmbio”, ressalta Márcia.