Comunicação

Notícias

VOLTAR
03/08/2022
Além da docência: como o Mestrado pode transformar a sua carreira

Por: Eduarda Perin

() comentários

Programas de Mestrado e Doutorado da IMED estão com inscrições abertas até 14 de agosto em seis áreas do conhecimento

Uma das principais características dos produtos educacionais da IMED é a aproximação com o mercado. Nos Mestrados e Doutorado não é diferente. Além da docência, os cursos Pós-Graduação Stricto Sensu formam profissionais preparados para aliar ciência à experiência e prática mercadológica. 

Egresso da graduação e do Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, o arquiteto Pedro Henrique Diniz é um exemplo de como o curso pode transformar uma carreira profissional. Pedro sempre teve interesse e aptidão para a área científica. No mesmo dia em que apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso na graduação, efetuou a matrícula para o Mestrado em Arquitetura e Urbanismo: “O Mestrado aconteceu de forma natural para mim”, conta. 

No decorrer do curso, o arquiteto percebeu que o Mestrado em Arquitetura lhe abriu portas além da docência. Hoje, ele atua na Secretaria de Planejamento de Passo Fundo: “A Prefeitura de Passo Fundo estava buscando, coincidentemente no final do meu Mestrado, um profissional com um perfil científico para trabalhar em questões como a legislação urbana e a revisão do Plano Diretor. Então, o Mestrado foi fundamental para que eu tivesse essa visão para estar atuando junto ao poder público”, ressalta o arquiteto.

Assim como Pedro, a egressa do Mestrado em Odontologia e docente da IMED, Cássia Muller, transformou sua carreira por meio do curso. Hoje, ela divide seu tempo entre a docência e a atuação no consultório e, para ela, o Mestrado foi transformador nas duas áreas. “Com o Mestrado eu pude exercer a docência, mas muito mais do que isso, ele me abriu muitas possibilidades dentro da atuação clínica e foi um grande diferencial no meu posicionamento de mercado”, conta.

O Mestrado, para Cássia, desenvolve habilidades e competências como o pensamento crítico. Na área da Odontologia, por exemplo, os dentistas podem nortear as decisões clínicas baseados em evidências científicas, o que gera mais segurança e excelência nos serviços. 

Outra vantagem do curso de Mestrado, para a dentista, é a inserção em um ambiente que permite networking: “Ter contato com pessoas, com professores que a gente acaba se identificando, linhas de pesquisa, isso nos coloca num outro patamar".

“O networking é, sim, algo que faz diferença no nosso posicionamento, além do desenvolvimento de habilidades e competências, tanto interpessoais, como intrapessoais. O Mestrado e o Doutorado nos proporcionam esses diferenciais e nos colocam à frente desses desafios”, conclui. 

Os Programas de Mestrado e Doutorado da IMED seguem com inscrições abertas até 14 de agosto em seis áreas do conhecimento. Conheça os diferenciais dos cursos em posgraduacao.imed.edu.br/mestradoedoutorado.

 

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia