Comunicação

Notícias

VOLTAR
19/05/2020
A profissão como ela é: Arquitetura e Urbanismo

Por: Eduarda Perin

() comentários

Egressas da IMED compartilham desafios e vantagens da profissão

Uma profissão que realiza sonhos. É assim que as egressas do curso de Arquitetura e Urbanismo da IMED, Pâmela Gnoatto e Carla Dalla Corte, resumem a profissão que escolheram.

“Toda pessoa ou toda família tem o sonho de ter, por exemplo, a sua casa própria ou então reformar a que já existe, ou até mesmo mobiliar o seu lar com móveis que tenham a sua identidade e nós, arquitetos, somos os profissionais exatos para realizar este trabalho”, destacam.

Formadas em 2017, Pâmela e Carla foram colegas durante a graduação e, dois anos após a formatura, fundaram o Studio Linie, empresa que trabalha principalmente com arquitetura residencial, comercial e arquitetura de interiores. Além do atendimento na cidade de Passo Fundo, as arquitetas atendem em Barra Funda e Muliterno.

Entre os principais desafios da profissão, as arquitetas citam a desvalorização que alguns profissionais promovem de seus próprios trabalhos, cobrando muito abaixo do que realmente vale o serviço realizado por um arquiteto. “Existem pessoas que ainda buscam somente pelo preço e que enxergam o trabalho do arquiteto apenas como um desenho, mas por trás desse desenho tem os anos de formação, o conhecimento técnico, a busca constante por atualização e o estudo sobre estética, funcionalidade e conforto”, explicam.

A segurança de valorizar o seu trabalho vem da formação, segundo as arquitetas: “Quando a gente estuda em uma instituição como a IMED, durante cinco anos absorvendo o máximo possível de conhecimento, conseguimos ter muito mais segurança na hora de cobrar o valor que realmente vale o trabalho, mostrando ao cliente o verdadeiro valor da profissão.

Para as egressas, o curso de Arquitetura e Urbanismo da IMED, além de representar o pontapé inicial da carreira profissional, também representa o início de um sonho. “Eu lembro que lá no início da graduação a gente falava em ter o nosso escritório próprio e realizar isso foi muito especial”, contam.

Sobre os diferenciais do curso na IMED, as egressas destacam a relação próxima com docentes. “Além de compartilharem o conhecimento e as experiências profissionais, os professores sempre nos apoiaram. É normal que durante o curso, em algum momento, a gente sinta insegurança, a gente sinta incertezas e os professores sempre estiveram próximos da gente até fora da sala de aula e isso ajuda bastante, é muito importante nesse processo de formação dentro do curso”. Além disso, Pâmela e Carla ressaltam a grade curricular, que abrange todas as áreas necessárias para a formação dos futuros arquitetos e urbanistas.

A profissão como ela é
Conhecer os desafios e as vantagens de cada profissão é o objetivo da série “A profissão como ela é”, que semanalmente irá compartilhar cases de egressos do cursos da IMED, em diferentes plataformas e formatos: vídeo, podcast ou texto.

Confira aqui a versão deste conteúdo em vídeo e podcast:

VÍDEO A PROFISSÃO COMO ELA É #01

PODCAST A PROFISSÃO COMO ELA É #01

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia