Comunicação

Notícias

VOLTAR
13/10/2021
#TeuFuturo expande e vai capacitar mais de 2 mil jovens em Fortaleza

Por: Eduarda Perin

() comentários

Programa vinculado à Fundação IMED venceu licitação para capacitar estudantes de ensino fundamental na capital do Ceará na área de TI

Até o final de 2021, a capital cearense terá mais de 4 mil crianças e jovens impactados pelo programa municipal Juventude Digital. Destes, 2 mil serão formados pela Fundação IMED, por meio do #TeuFuturo Alfa.

O programa é uma versão do #TeuFuturo, iniciativa da instituição de ensino gaúcha, que tem, atualmente, 700 bolsistas em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal. 

Vinculado ao InovaEdu - Laboratório de Ciência e Inovação para a Educação da Fundação IMED, o #TeuFuturo atua na formação de estudantes de ensino médio de escolas públicas na versão Web e de estudantes de ensino fundamental na versão Alfa.  

A atuação da IMED em Fortaleza inicia a partir da conquista de um chamamento público de licitação. O processo buscou organizações que promovessem uma trilha de aprendizagem sobre ferramentas, metodologias e desenvolvimento de aplicações computacionais a estudantes da rede municipal de ensino.  

Com a conquista da licitação, o programa #TeuFuturo terá 2.700 estudantes impactados somente em 2021, o que é motivo de orgulho para o líder do InovaEdu, Amilton Martins:

- É um número que expressa o impacto real que estamos causando, tanto no desenvolvimento econômico, formando jovens preparados para os desafios do mercado, quanto no impacto social, oferecendo oportunidades reais de uma carreira altamente valorizada e que muda a realidade dos estudantes e suas famílias.

Sobre o Juventude Digital
Além de capacitação de jovens na área de tecnologia, o objetivo do programa Juventude Digital, lançado em setembro pela prefeitura de Fortaleza, é fomentar o desenvolvimento da economia digital na capital cearense. A meta é capacitar pelo menos 4 mil jovens ainda neste ano e, a partir do ano que vem, formar uma média de 12,5 mil novos profissionais por ano. O Programa é promovido pela Prefeitura de Fortaleza e pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova).

Na parceria com o #TeuFuturo, o programa Juventude Digital irá oferecer, ainda neste ano, 100 horas de formação para jovens do Ensino Fundamental e EJA, com 9 horas semanais de formação, distribuídas em 20 Escolas de Turno Integral de Fortaleza, no Ceará. Entre os conteúdos, serão trabalhadas questões técnicas como programação e criação de histórias digitais e socioemocionais com foco em criatividade, comunicação, colaboração e resolução de problemas.

Sobre a Fundação IMED
A Fundação IMED é uma entidade sem fins lucrativos, instituída em 2006 pelo Complexo de Ensino Superior Meridional S.A., também mantenedora da Faculdade IMED. A Fundação trabalha para integrar academia, iniciativa privada e poder público, promovendo impacto científico e social por meio de pesquisa aplicada, projetos de extensão e inovação tecnológica. 

 

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia