Comunicação

Notícias

VOLTAR
05/05/2021
#TeuFuturo dá largada às atividades de 2021

Por: Karen Vidaleti

() comentários

Aula inaugural marcou a abertura de atividades do programa para 275 participantes, oriundos de 18 municípios

Os 275 jovens selecionados pelo programa #TeuFuturo participaram da aula inaugural que deu a largada nas atividades da edição 2021. A iniciativa, desenvolvida pelo InovaEdu - Laboratório de Inovação para a Educação, vinculado à Fundação IMED, busca fornecer perspectiva de realização do sonho dos estudantes, ao conectá-los com carreiras promissoras em áreas tecnológicas altamente especializadas e valorizadas.

A partir de agora, os participantes terão acesso a uma formação online de 280 horas, parte delas dedicadas às competências comportamentais e as demais, à técnica em programação na web. Os encontros, com duração de 4 horas cada, ocorrem até 12 de novembro, com turmas de quarta a sexta-feira. Na quarta, a programação é voltada a 100 estudantes, representados pela empresa Yaman; na quinta, serão 76 alunos, representados pela Digital Business, Sencon e grupo Polo Sul e na sexta, 100 estudantes, representados pelo movimento +PraTI.

Os participantes são oriundos de mais de 130 escolas da rede pública, localizadas em 18 municípios gaúchos, incluindo Porto Alegre, Caxias do Sul, Estância Velha e Passo Fundo. A aula inaugural foi realizada nos dias 22, 23 e 28 de abril, e teve a participação de representantes das empresas parceiras, que recepcionaram os jovens estudantes contando um pouco sobre a profissão do futuro e o mercado de tecnologia da informação.

“A aula inaugural serviu para tirar o meu medo da programação! Por mais que eu sempre quisesse trabalhar nessa área e estudar ciência da computação, sempre tive muito medo da dificuldade de programar. Mas já na primeira aula, os professores quebraram tudo isso e mostraram como o aprendizado pode ser acessível e fácil! Com toda certeza, eu saí de lá mais apaixonado ainda pela área e motivado a aprender”, avaliou Murilo Barbosa da Rosa, 19 anos, de Porto Alegre.

O estudante Cristian Carlos Martini, 16 anos, do município de Marau, também acredita que a aula ajudou a esclarecer dúvidas sobre essa possível carreira, além de trazer mais segurança e aproximar alunos, professores e equipe do programa. “Eu estou amando participar do projeto, amando as pessoas que estão participando comigo, pois, além de ser uma ótima chance para minha vida, ainda é algo muito divertido e didático ao mesmo tempo. Não consigo achar uma palavra que define o projeto, mas eu estou adorando tudo isso”, resumiu.

“Foi o começo de algo incrível para o meu futuro. Me senti totalmente determinada, foi especial. Pude ver que estava entrando em um novo mundo, com professores e educadoras muito responsáveis e carismáticos”, comentou a aluna Stefany Vieira de Oliveira, 17 anos, de Porto Alegre.

O professor Marcos Santos, coordenador do curso de Ciência da Computação da IMED, o professor Fernando Posser e o professor Amilton Martins (coordenador do InovaEdu), conversaram com os jovens talentos sobre a carreira  em TI e sobre o funcionamento do programa. Além disso, a articuladora do #TeuFuturo, professora Tracy Freitas, desenvolveu uma dinâmica de integração com a turma.

“Antes mesmo da aula inaugural, o envolvimento entre estudantes já havia iniciado no grupo do WhatsApp, criado para passar as primeiras orientações. Era possível perceber que o projeto já havia iniciado dentro de cada estudante e gerado expectativas, anseios e curiosidade sobre o que viria a seguir. Foi muito lindo ver que, ao abrir a câmera na aula inaugural, aqueles “nomes” surgiam como imagem e que o brilho no olhar refletia toda energia despendida para aquele momento, e para o salto ao futuro que cada estudante realizou ao ingressar no #TeuFuturo. Mais que uma aula inaugural, foi um marco para cada estudante, que viu uma nova história iniciar em sua vida, bem como para todos nós, tanto do InovaEdu como os representantes das empresas parceiras deste projeto, que está mudando a vida de tantos jovens”, relatou Tracy.

Construindo novos futuros

Uma das parceiras do programa nesta edição, a Polo Sul é uma associação que reúne 40 empresas de tecnologia de Passo Fundo e Região. Para Odolir Reginatto, presidente da entidade, colaborar com o #TeuFuturo é de grande importância, pois, ao mesmo tempo em que incentiva o crescimento e a profissionalização desses jovens, contribuiu para o desenvolvimento do setor de TI, ao direcioná-los para o mercado de trabalho. “A nossa expectativa é, justamente, poder ajudar na formação desses jovens, e que eles saiam capacitados para suprir essa demanda de mão de obra das empresas do Polo, que também é bastante grande.”

William Strapazzon, CEO da Sencon, também se mostra otimista para a edição 2021. “O #TeuFuturo é uma iniciativa importante pela possibilidade de cativar os jovens a entrar na área de tecnologia. Uma área tão promissora do ponto de vista do emprego e renda, mas tão carente de mão de obra qualificada. Os jovens atendidos pelo programa poderão crescer certamente muito além do que imaginaria um jovem em idade escolar. O programa deve ajudar a nossa empresa a investir em mão de obra qualificada na nossa região, de forma mais efetiva do que a empresa realizaria por conta própria.”

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia