Capítulo 6: Governança Corporativa e Desempenho Institucional

6.1 - Governança Corporativa

Estabelecer a proposta de governança corporativa, compreendida como o sistema pelo qual a IMED será dirigida, monitorada e incentivada, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e demais áreas da estrutura organizacional (IBGC). É fundamental que se estabeleça de forma clara proposição de funcionamento da instituição, considerando os aspectos de autonomia e representatividade dos órgãos de gestão e colegiados; participação de professores, técnicos, estudantes e sociedade civil organizada; critérios de indicação e recondução de seus membros; realização e registro de reuniões.

6.2 - Estrutura Organizacional

Constituir a estrutura organizacional, compreendida como o instrumento resultante da identificação, análise, ordenação e agrupamento das atividades e dos recursos da IMED, incluindo o estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios, (OLIVEIRA, 2006) visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelo PDI 2018-2022.

6.3 - Mapa Estratégico 2018–2022

Definir, através da metodologia de BSC - Balance Scorecard -, os objetivos estratégicos, indicadores e metas para o período de 2018-2022.

6.4 - Projeção Orçamentária 2018–2022

Elaborar o planejamento financeiro, projetando as respectivas receitas, custos e despesas decorrentes dos negócios previstos no portfólio de cursos e serviços 2018-2022, possibilitando a adequada compreensão da sustentabilidade individual de cada um dos negócios previstos na cadeia de valor (por escola), bem como a sustentabilidade geral da IMED.

6.5 - Metodologia de Construção, Monitoramento e Avaliação do Planejamento e Desempenho Institucional

Definir a metodologia de construção, monitoramento e avaliação do planejamento e desempenho institucional, utilizando o Ciclo de PDCA, atendendo da melhor forma possível aos requisitos de participação e construção coletiva e melhoria no histórico percorrido pela IMED desde 2010.