Arranjo de Desenvolvimento da Educação Norte Gaúcho

O parecer do Conselho Nacional de Educação CNE/CEB nº 9/2011, trata sobre a criação de Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs) como uma estratégia para implantar o regime de colaboração entre municípios. O projeto Arranjos de Desenvolvimento da Educação nasceu de uma iniciativa do movimento Todos Pela Educação (TPE) e objetiva desenvolver uma metodologia para apoiar municípios a alavancar ações e indicadores educacionais, visando à melhoria da qualidade da educação no âmbito local, em uma ação conjunta com o Ministério da Educação (MEC) e outros parceiros.

O Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) é um modelo de trabalho em rede, no qual um grupo de Municípios com proximidade geográfica e características sociais e econômicas semelhantes busca trocar experiências e solucionar conjuntamente dificuldades na área da Educação.

O fenômeno do associativismo territorial é muito importante nas federações, envolvendo, necessariamente, a aliança formal ou informal entre governos que estejam em territórios contíguos, podendo ter também a participação vertical de outros entes federativos.

 

Municípios Membros: Passo Fundo, Victor Graeff, Casca, Espumoso, Sertão, Tio Hugo, Lagoa Vermelha, Marau, Mato Castelhano, Fontoura Xavier, Santa Cecília do Sul, Sananduva, Vila Maria, Carazinho, Ernestina, Soledade, Ibirapuitã, Camargo, Santo Antônio do Palma, Nova Alvorada, Ciríaco, Tapejara e Santo Antônio do Planalto.

 

Público: Prefeitos e Secretários Municipais de Educação

 

Portfólio de Ações:

- Oficinas Anual de Priorização com Prefeitos e Secretários de Educação

- Encontros periódicos para apresentação de desafios e soluções conjuntas

- Evento de encerramento de ano para apresentação de resultados e premiação de soluções

- Observatório da Educação com publicação quadrimestral com melhores resultados do ADE

 

Articuladora ADE Norte Gaúcho: Profa. Cláudia Furlanetto – [email protected] / [email protected] - 54 3045-9075