Apresentação

A educação formal passa pela maior transformação desde sua implementação, necessitando foco na qualidade e equidade na oferta de ensino. Por acreditar que a educação é agente de transformação social, o InovaEdu é o centro de pesquisa da IMED que atua na educação básica, desenvolvendo programas inovadores com metodologias e tecnologias que promovam o estudante como protagonista de seu aprendizado, visando uma educação relevante, transformadora e emancipadora.

Com base em pesquisas científicas de áreas como a educação, ciência da computação e psicologia, utiliza a Aprendizagem Ativa, a Educação Maker e o Pensamento Computacional para promover inovação acadêmica que impacte diretamente na educação básica, atuando nos espaços de aprendizagem com os professores e estudantes.

O InovaEdu desenvolve vários programas com foco em educação, dentre eles:

- Arranjo e Desenvolvimento da Educação (ADE)

- Letramento em Programação

#TeuFuturo

- Revista Brasileira de Ensino Superior (REBES)

Coordenador: Prof. Dr. Amilton Rodrigo de Quadros Martins

[email protected] - 54 3045-9075 / 54 99913-5121 / 54 99115-6411

Cientista da Computação, Pós-Doutor em Educação pela Universidade de Lisboa (2020-Sistema de Avaliação de Pensamento Computacional), Doutor em Educação (2017-Criatividade e Teoria do Flow na Robótica Educacional), bolsa CAPES PDSE na Universidade de Roma Tre, Mestre em Educação (2012-Criatividade e Programação de Computadores para crianças).

Líder do InovaEdu - Laboratório de Ciência e Inovação para a Educação da Fundação IMED, Membro do Letramento em Programação do Instituto Ayrton Senna e do Arranjo do Desenvolvimento da Educação Norte Gaúcho.

Pesquisador da Fundação IMED em Pensamento Computacional na Educação através da Aprendizagem Ativa e Educação Maker. Membro do comitê editorial da REBES - Revista Brasileira do Ensino Superior. Senador na JCI - Junior Chamber Internacional. Professor da IMED e colaborador do PPGCE UFU-MG.